Esta pesquisa tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as diretrizes curriculares da educação inclusiva, no contexto de sua interculturalidade, associada a modalidade de educação de tempo integral, que visa desenvolver os alunos de forma plena para vida em sociedade, indo mais além do que tempo em sala de aula permitindo a reorganização dos espaços e conteúdos na escola, enquanto a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) atende todos os sujeitos-alunos, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. Nesta conjuntura educacional, a política de inclusão dos NEE determina que o atendimento especial seja realizado no contra turno, isso faz dom que esse aluno permaneça na escola por um período integral, no entanto, esse atendimento não pode ser considerado ou definido como uma educação de tempo integral de fato, já que esta dispõe de suas especificidades. Analisar as propostas curriculares da educação inclusiva bem como as adaptações curriculares para a modalidade de educação de tempo integral é um estudo complexo, porém, problematizar essas concepções gera inquietações, impulsionando há diversas reflexões que possam contribuir para o atendimento desse seguimento educacional.