Nos últimos anos as demandas do magistério vem sofrendo acelerado processo de mudanças. Como consequência também se modificam o contexto e características exigidas para a formação de professores. Assim sendo, esta formação vem sendo cada vez mais pesquisada visando compreender melhor os processos a ela inerentes. Em meio a estas pesquisas muito tem se falado da formação de uma profissional diferenciado, o professor reflexivo/pesquisador, um profissional capaz de dar conta do continuo ambiente de transformações que é a escola nos dias atuais. Neste sentido então, estudos sobre a metacognição, seus processos e estratégias podem trazer respostas úteis tanto para o pesquisador, como ainda para a prática diária do professor. A metacognição designa um pensar sobre o pensar, ou seja, um discurso de segundo nível sobre a cognição. E é nesta capacidade de fomentar o amadurecimento dos processos reflexivos que, a metacognição traz sua mais fundamental contribuição. Assim sendo importa saber se e como o domínio metacognitivo vem trazendo contribuições para a formação do professor. Por isto, este trabalho tem como objetivo mapear os usos que a metacognição vem tendo neste campo no contexto nacional. O mapeamento das publicações fez uso dos seguintes sítios de busca: Google Acadêmico, Portal de periódicos da CAPES e Scielo. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: metacognição, professores e formação de professores, de acordo com as regras de cada ambiente de pesquisa. De um total de 18 arquivos encontrados, 16 mostraram-se adequados para esta pesquisa. Foram então arquivados no Zotero®, lidos, tabulados e categorizados. Foi observado que a PUCPR e a UNICAMP são as lideres de publicação, o mesmo acontecendo com as regiões Sul e Sudeste . Mas o volume é baixo embora regular, os 16 artigos estavam distribuídos entre os anos de 2003 e 2015, sem qualquer pico de produção. Chama a atenção o pequeno volume de teses de doutorado e de trabalhos em congressos a indicar pouco estímulo à formação de linhas de pesquisa e disseminação do conhecimento pertinente.. O público alvo destes trabalhos concentrou-se em alunos dos cursos de Pedagogia e Ensino de ciências e Matemática. Os procedimentos metacognitivos utilizados foram: oficina Metacognitiva, trabalho colaborativo, relato reflexivo, narrativa, mapa conceitual e análise de situação de aula. Por meio deste mapeamento nos aproximamos e conhecemos um pouco mais sobre como a metacognição vem sendo trabalhada na formação de professores no âmbito nacional. Percebemos que os trabalhos estão voltados majoritariamente a formação inicial, principalmente na formação do professor de ciências e do pedagogo, e que este é um campo de pesquisa que ainda é incipiente.