Nos dias atuais estudar a disciplina de química nas escolas é considerado pelos jovens algo difícil de se compreender. Partindo deste problema o professor deve procurar meios e maneiras de inovar a sua prática metodológica, ou seja, deve melhorar sua forma de transmitir os conteúdos químicos na intenção de proporcionar a seus alunos uma interação maior com o assunto trabalhado, bem como construir em conjunto uma aprendizagem significativa. Desenvolveu-se esta pesquisa com a preocupação de identificar as concepções de 45 estudantes matriculados em uma escola pública, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB, sobre o uso de anabolizantes e as consequências que estes podem causar ao organismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde embasados em artigos fez-se um levantamento bibliográfico. Para a coleta de dados aplicou-se uma entrevista, onde posteriormente quantificou-se e transformou-se em gráficos os resultados aferidos. Percebe-se que a maioria dos alunos apresentaram-se conscientes quanto as principais ameaças que uso indiscriminado de anabolizante causa ao organismo, isto fica claro quando 96% dos entrevistados afirmam nunca ter usado esse medicamento.