Este artigo resulta do projeto A leitura literária no contexto escolar: as adaptações em cena, desenvolvido no CE “Cidade de São Luís” e fomentado pela Fundação de Apoio à Pesquisa no Maranhão – FAPEMA e tem como foco central verificar quais os efeitos estéticos que esta modalidade de texto é capaz de provocar no aluno-leitor. Nesse sentido, transitou-se pelos pressupostos da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994) e pelos estudos de Regina Zilberman (1987), por explicitar a teoria de Klingber, que aponta o assunto, a forma, o estilo e o meio como os principais ângulos de adaptação de uma obra. Com base nessa fundamentação desenvolveu-se uma metodologia pautada nos estudos da recepção do texto, na qual o foco central recai sobre o leitor e seus horizontes de expectativa. Assim, na sequência didática aplicada buscou-se ampliar a percepção do aluno-leitor, colocando-o em diálogo com textos clássicos e suas respectivas adaptações. Os resultados demonstraram que as adaptações apresentam caráter mediador e facilitador e que por meio dessas versões, muitos textos canônicos têm sido revitalizados, voltando a circular entre leitores que provavelmente não teriam acesso ou interesse devido o distanciamento estético, cultural, histórico e linguístico em que estas obras se encontram.