SILVA, Jovina Da et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21014>. Acesso em: 22/12/2024 17:41
A prática docente é uma atividade ética e desafiadora, que pressupõe interfaces objetiva, subjetiva, cultural e valorativa. Busca-se nesse estudo, refletir acerca da ressignificação dos valores e normas humanas de ética e convivência social numa prática docente para a promoção de uma educação para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. O percurso metodológico caracteriza-se pela abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, com base nas leituras de Boff (1996), Chauí (2001), Freire (1996), Gómez; Sacristàn (2000), Tardif; Lessard (2005), entre outros. Percebe-se, a partir da literatura consultada, que nesse cenário, a escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. A articulação entre ética e educação, precisa ser pensada e ressignificada a partir de uma ética global que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula. Desse modo, pensar a ética hoje pressupõe considerar os múltiplos sentidos que ela assume na sociedade. Quando se trata de relacioná-la a educação, é preciso considerar a dimensão social assumida pelos processos educativos na sociedade, na formação crítica e cidadã, por meio de ações estratégias que visem a formação de opiniões, orientação sobre escolhas de vida e de aprendizagens múltiplas.