A avaliação escolar tem provocado muitas reflexões na área pedagógica, onde o educador procura enfatizar o que considera de mais importância para uma melhor aprendizagem do educando. É em busca dessa perspectiva, que esse trabalho de natureza científica e com aportes bibliográficos de Hoffmann, Luckesi, Demo, Sant’anna procura expor como deve agir o educador e o sistema educacional para que haja uma avaliação da aprendizagem sob uma nova perspectiva, na qual a avaliação servirá para uma aprendizagem significativa. Refletimos que a avaliação deixará de está centrada nas notas, para entrar em uma concepção de característica diagnóstica, onde o educador ao diagnosticar a dificuldade do aluno formulará o erro em busca de uma solução para o mesmo. Compreendemos que o educador será um ser analítico e reflexivo para que através da avaliação forme o educando com a liberdade de questionar, analisar e refletir diante do conhecimento adquirido. Analisamos uma perspectiva de avaliação para a aquisição do conhecimento que se deve trabalhar, considerando a afetividade entre educador e educando, e também entre todos que fazem parte do sistema escolar, reforçando a ideia de interação professor e aluno que devemos trabalhar uma avaliação afetiva e reflexiva. Portanto, concluímos que, a avaliação será eficiente e eficaz se ocorrer de forma interativa entre professor e aluno, alcançando objetivos propostos, com participação, liberdade, análise, reflexão.