A evasão escolar é um dos temas mais discutidos no contexto educacional e requer a adoção de políticas públicas e educacionais para resolver ou esclarecer esse problema. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender sob a ótica dos direitos humanos os motivos que levam os discentes a abandonarem os estudos, promovendo uma análise que estabelece possibilidades com vistas a contribuir para a diminuição da evasão escolar na Educação a Distância (EAD), bem como propor estratégias junto com a comunidade acadêmica e sociedade para minimização desse indicador. Percebe-se que o processo educacional brasileiro é efetivo, no sentido de inserir os indivíduos na escola, todavia, o acesso por si não garante a permanência do aluno, a qualidade da formação e nem de êxito do término de seus estudos. Uma problemática que merece atenção é a evasão escolar, fenômeno crescente na realidade das instituições educacionais públicas em todo país e as razões para esta incidência estão presentes em vários aspectos sociais e institucionais. A metodologia utilizada nesse trabalho trata-se de um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. Também será de modo quantitativo de natureza inferencial, pois se procura explicar o porquê da evasão explorando maneiras de identificar os fatores determinantes, a fim de promover uma análise que estabeleça possibilidades com vistas a contribuir para a diminuição da evasão escolar na Educação a Distância (EAD), de maneira a garantir o direito à Educação, conforme previsto na Constituição Federal brasileira.