Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DOS SOLOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DIFERENCIADAS

Palavra-chaves: SOLOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ATIVIDADES PRÁTICAS Pôster (PO) Ensino de Ciências
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20147 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2448 "inscrito_id" => 4682 "titulo" => "ABORDAGEM DOS SOLOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DIFERENCIADAS" "resumo" => "Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Além disto, este conteúdo é, muitas vezes, ministrado de forma estanque, sem relacionar-se com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor. Tais razões contribuem para que a população desconheça a importância e características do solo, o que amplia o seu processo de alteração e degradação. O presente trabalho objetiva propiciar aos alunos os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de solos e o processo de erosão, através de aulas diferenciadas e da experimentação. Tornando dessa forma o processo de ensino-aprendizagem significativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na EEEF Antônia Rangel de Farias, localizada na Avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, João Pessoa-PB. O público alvo foram 38 alunos de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de julho e agosto de 2016. A partir dos resultados obtidos, pode-se compreender a importância da utilização de diferentes recursos e metodologias para a abordagem desse conteúdo. Através das oficinas pedagógicas e das aulas práticas, com recursos de baixo custo, foi possível desenvolver nos alunos a motivação para participar das aulas e consequentemente torná-los mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana co" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SOLOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ATIVIDADES PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4682_16082016225831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIO JOSÉ BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIO BARBOSA" "autor_email" => "cassiojoseh22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20147 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2448 "inscrito_id" => 4682 "titulo" => "ABORDAGEM DOS SOLOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DIFERENCIADAS" "resumo" => "Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Além disto, este conteúdo é, muitas vezes, ministrado de forma estanque, sem relacionar-se com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor. Tais razões contribuem para que a população desconheça a importância e características do solo, o que amplia o seu processo de alteração e degradação. O presente trabalho objetiva propiciar aos alunos os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de solos e o processo de erosão, através de aulas diferenciadas e da experimentação. Tornando dessa forma o processo de ensino-aprendizagem significativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na EEEF Antônia Rangel de Farias, localizada na Avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, João Pessoa-PB. O público alvo foram 38 alunos de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de julho e agosto de 2016. A partir dos resultados obtidos, pode-se compreender a importância da utilização de diferentes recursos e metodologias para a abordagem desse conteúdo. Através das oficinas pedagógicas e das aulas práticas, com recursos de baixo custo, foi possível desenvolver nos alunos a motivação para participar das aulas e consequentemente torná-los mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana co" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SOLOS, OFICINAS PEDAGÓGICAS, ATIVIDADES PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID4682_16082016225831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÁSSIO JOSÉ BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CÁSSIO BARBOSA" "autor_email" => "cassiojoseh22@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Apesar de sua importância, o espaço dedicado ao solo, no ensino fundamental e médio, é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor, tanto na área urbana como rural. Além disto, este conteúdo é, muitas vezes, ministrado de forma estanque, sem relacionar-se com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor. Tais razões contribuem para que a população desconheça a importância e características do solo, o que amplia o seu processo de alteração e degradação. O presente trabalho objetiva propiciar aos alunos os conhecimentos necessários sobre os diferentes tipos de solos e o processo de erosão, através de aulas diferenciadas e da experimentação. Tornando dessa forma o processo de ensino-aprendizagem significativo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na EEEF Antônia Rangel de Farias, localizada na Avenida Júlia Freire, no bairro da Torre, João Pessoa-PB. O público alvo foram 38 alunos de duas turmas de 6º ano do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de julho e agosto de 2016. A partir dos resultados obtidos, pode-se compreender a importância da utilização de diferentes recursos e metodologias para a abordagem desse conteúdo. Através das oficinas pedagógicas e das aulas práticas, com recursos de baixo custo, foi possível desenvolver nos alunos a motivação para participar das aulas e consequentemente torná-los mais ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.