Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto “Como nascem as plantinhas? Brincando e aprendendo com a horta colorida”, vivenciado em duas turmas do nível IV, com crianças de 3 e 4 anos, do Centro Infantil Municipal Professora Lúcia Maria dos Santos, na cidade de Parnamirim, RN. Este projeto partiu da curiosidade das crianças sobre o desenvolvimento das plantas e teve como objetivo central observar o processo de germinação a partir do cultivo de uma horta suspensa, priorizando a participação ativa das crianças em todo o processo, incentivando-as à preservação do meio ambiente, bem como à aquisição de novos hábitos alimentares. O intuito deste trabalho é compartilhar as experiências decorrentes do Projeto, bem como, trazer contribuições para a prática pedagógica de outros professores, especialmente os que atuam na Educação Infantil, apontando para a importância de se trabalhar a temática do meio ambiente com as crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em um referencial teórico relevante e, sobretudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos com o projeto foram considerados satisfatórios, uma vez que, as crianças, suas famílias e toda a comunidade escolar se envolveram e participaram ativamente das atividades propostas, o que resultou no surgimento de temas pertinentes para novos projetos, tais como a preservação da água no planeta, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.