Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO NASCEM AS PLANTINHAS? BRINCANDO E APRENDENDO COM A HORTA COLORIDA

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, HORTA, ALIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação Infantil
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20500
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1189
    "inscrito_id" => 2124
    "titulo" => "COMO NASCEM AS PLANTINHAS? BRINCANDO E APRENDENDO COM A HORTA COLORIDA"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto “Como nascem as plantinhas? Brincando e aprendendo com a horta colorida”, vivenciado em duas turmas do nível IV, com crianças de 3 e 4 anos, do Centro Infantil Municipal Professora Lúcia Maria dos Santos, na cidade de Parnamirim, RN. Este projeto partiu da curiosidade das crianças sobre o desenvolvimento das plantas e teve como objetivo central observar o processo de germinação a partir do cultivo de uma horta suspensa, priorizando a participação ativa das crianças em todo o processo, incentivando-as à preservação do meio ambiente, bem como à aquisição de novos hábitos alimentares. O intuito deste trabalho é compartilhar as experiências decorrentes do Projeto, bem como, trazer contribuições para a prática pedagógica de outros professores, especialmente os que atuam na Educação Infantil, apontando para a importância de se trabalhar a temática do meio ambiente com as crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em um referencial teórico relevante e, sobretudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos com o projeto foram considerados satisfatórios, uma vez que, as crianças, suas famílias e toda a comunidade escolar se envolveram e participaram ativamente das atividades propostas, o que resultou no surgimento de temas pertinentes para novos projetos, tais como a preservação da água no planeta, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, HORTA, ALIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID2124_13082016234148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIDIANE ALMEIDA BARROS FELICIANO"
    "autor_nome_curto" => "ELIDIANE"
    "autor_email" => "elidianebarros@hotmail.co"
    "autor_ies" => "PREFEITURA  MUNICIPAL DE PARNAMIRIM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20500
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1189
    "inscrito_id" => 2124
    "titulo" => "COMO NASCEM AS PLANTINHAS? BRINCANDO E APRENDENDO COM A HORTA COLORIDA"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto “Como nascem as plantinhas? Brincando e aprendendo com a horta colorida”, vivenciado em duas turmas do nível IV, com crianças de 3 e 4 anos, do Centro Infantil Municipal Professora Lúcia Maria dos Santos, na cidade de Parnamirim, RN. Este projeto partiu da curiosidade das crianças sobre o desenvolvimento das plantas e teve como objetivo central observar o processo de germinação a partir do cultivo de uma horta suspensa, priorizando a participação ativa das crianças em todo o processo, incentivando-as à preservação do meio ambiente, bem como à aquisição de novos hábitos alimentares. O intuito deste trabalho é compartilhar as experiências decorrentes do Projeto, bem como, trazer contribuições para a prática pedagógica de outros professores, especialmente os que atuam na Educação Infantil, apontando para a importância de se trabalhar a temática do meio ambiente com as crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em um referencial teórico relevante e, sobretudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos com o projeto foram considerados satisfatórios, uma vez que, as crianças, suas famílias e toda a comunidade escolar se envolveram e participaram ativamente das atividades propostas, o que resultou no surgimento de temas pertinentes para novos projetos, tais como a preservação da água no planeta, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, HORTA, ALIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID2124_13082016234148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIDIANE ALMEIDA BARROS FELICIANO"
    "autor_nome_curto" => "ELIDIANE"
    "autor_email" => "elidianebarros@hotmail.co"
    "autor_ies" => "PREFEITURA  MUNICIPAL DE PARNAMIRIM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Trata-se de um relato de experiência acerca do Projeto “Como nascem as plantinhas? Brincando e aprendendo com a horta colorida”, vivenciado em duas turmas do nível IV, com crianças de 3 e 4 anos, do Centro Infantil Municipal Professora Lúcia Maria dos Santos, na cidade de Parnamirim, RN. Este projeto partiu da curiosidade das crianças sobre o desenvolvimento das plantas e teve como objetivo central observar o processo de germinação a partir do cultivo de uma horta suspensa, priorizando a participação ativa das crianças em todo o processo, incentivando-as à preservação do meio ambiente, bem como à aquisição de novos hábitos alimentares. O intuito deste trabalho é compartilhar as experiências decorrentes do Projeto, bem como, trazer contribuições para a prática pedagógica de outros professores, especialmente os que atuam na Educação Infantil, apontando para a importância de se trabalhar a temática do meio ambiente com as crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em um referencial teórico relevante e, sobretudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados obtidos com o projeto foram considerados satisfatórios, uma vez que, as crianças, suas famílias e toda a comunidade escolar se envolveram e participaram ativamente das atividades propostas, o que resultou no surgimento de temas pertinentes para novos projetos, tais como a preservação da água no planeta, de modo a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.