Este artigo tem o objetivo de apresentar a obra "Maus: A história de um sobrevivente" como abordagem acerca da Segunda Guerra Mundial no ensino de História, partindo da observação das dificuldades encontradas pelos alunos em utilizar apenas o livro didático como metodologia em sala de aula. A obra, por se tratar de um relato biográfico e autobiográfico, pode ser utilizada como fonte e por ser uma história narrada em quadrinhos consegue atrair e fixar a atenção dos alunos com mais facilidade, tendo em vista que as práticas de ensino tradicionais voltadas para a narração dos fatos históricos sem auxílio de imagens dificultam a aprendizagem pelo fato de que apenas a exposição oral torna-se cansativa e pouco atrativa. Apesar de ser uma história em quadrinhos, Maus relata em primeira mão as experiências reais vividas por Vladek Spiegelman destacando-se o período em que ele passou em Auschwitz. Portanto, é uma obra impactante e envolvente pelo seu valor histórico. As histórias em quadrinhos são utilizadas mais para o entretenimento do que como objeto de estudo, e esse trabalho procura apresentar uma nova leitura sobre esse tipo de fonte histórica que com o cuidado necessário pode ser de grande utilidade não apenas para o professor, mas também para o aluno no estudo de um tema que chama atenção mesmo após terem passado sete décadas do acontecimento histórico em questão.