O PIBID COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PESQUISA INICIAL SOBRE AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN/ASSÚ.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21681 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2045 "inscrito_id" => 3436 "titulo" => "O PIBID COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PESQUISA INICIAL SOBRE AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN/ASSÚ." "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inicial de cunho qualitativo que objetivou analisar o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na consolidação da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores. Para isso, tomamos como referência para análise a realidade do subprojeto Alfabetização, letramento e numeramento nos cotidianos escolares: espaços de formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Assú/RN, onde analisamos a correlação da teoria e pratica desenvolvida pelo o PIBID e pela formação inicial do curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise dos relatos dos entrevistados que tinha como categorias a priori relacionar a proposta teoria e pratica do PIBID com as práticas desenvolvidas pelo subprojeto. Os resultados indicam a existência da correlação entre teoria e pratica desenvolvidas no subprojeto do PIBID, na formação inicial do curso de pedagogia essa relação foi vista de forma dicotômica, de acordo com os relatos dos alunos/bolsistas entrevistados, suas concepções, desenvolvimentos e particularidades discorridas nos relatos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PIBID, TEORIA-PRÁTICA, PEDAGOGIA, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID3436_15082016192544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISNÁRIA AVELINO MARTINS" "autor_nome_curto" => "CRISNÁRIA " "autor_email" => "cris_martins_rn@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21681 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2045 "inscrito_id" => 3436 "titulo" => "O PIBID COMO POLÍTICA EDUCACIONAL DE APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: UMA PESQUISA INICIAL SOBRE AS RELAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN/ASSÚ." "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inicial de cunho qualitativo que objetivou analisar o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na consolidação da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores. Para isso, tomamos como referência para análise a realidade do subprojeto Alfabetização, letramento e numeramento nos cotidianos escolares: espaços de formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Assú/RN, onde analisamos a correlação da teoria e pratica desenvolvida pelo o PIBID e pela formação inicial do curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise dos relatos dos entrevistados que tinha como categorias a priori relacionar a proposta teoria e pratica do PIBID com as práticas desenvolvidas pelo subprojeto. Os resultados indicam a existência da correlação entre teoria e pratica desenvolvidas no subprojeto do PIBID, na formação inicial do curso de pedagogia essa relação foi vista de forma dicotômica, de acordo com os relatos dos alunos/bolsistas entrevistados, suas concepções, desenvolvimentos e particularidades discorridas nos relatos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PIBID, TEORIA-PRÁTICA, PEDAGOGIA, POLÍTICA EDUCACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID3436_15082016192544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISNÁRIA AVELINO MARTINS" "autor_nome_curto" => "CRISNÁRIA " "autor_email" => "cris_martins_rn@hotmail.c" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }