Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa inicial de cunho qualitativo que objetivou analisar o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID na consolidação da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores. Para isso, tomamos como referência para análise a realidade do subprojeto Alfabetização, letramento e numeramento nos cotidianos escolares: espaços de formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte em Assú/RN, onde analisamos a correlação da teoria e pratica desenvolvida pelo o PIBID e pela formação inicial do curso de Pedagogia. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados deu-se a partir dos materiais coletados, dos quais se realizou uma análise dos relatos dos entrevistados que tinha como categorias a priori relacionar a proposta teoria e pratica do PIBID com as práticas desenvolvidas pelo subprojeto. Os resultados indicam a existência da correlação entre teoria e pratica desenvolvidas no subprojeto do PIBID, na formação inicial do curso de pedagogia essa relação foi vista de forma dicotômica, de acordo com os relatos dos alunos/bolsistas entrevistados, suas concepções, desenvolvimentos e particularidades discorridas nos relatos.