O ensino de química e ciências naturais para estudantes no ensino fundamental e médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas, onde o professor deve utilizar sua criatividade em sala para instigar seus alunos, e através disso aprimorar seus conhecimentos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário quantitativo aos professores que lecionam as disciplinas de química e ciências naturais em escolas públicas do estado da Paraíba, nas cidades de Sossego e Baraúna, objetivando analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e ciências naturais como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem das ciências. Entende-se que os jogos lúdicos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, ainda nesse sentido, os conteúdos químicos são possíveis de aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados. Ao longo deste trabalho foram entrevistados dez docentes de escolas públicas de municípios do estado da Paraíba, onde pode se afirmar que a iniciação de jogos lúdicos no cotidiano dos discentes é de grande importância, pela influência que estes podem exercer no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo, desenvolvendo-se o cognitivo e o emocional dos alunos para um ensino mais significativo e dinâmico.