Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20233
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 1233
    "titulo" => "ANÁLISE E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química e ciências naturais para estudantes no ensino fundamental e médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas, onde o professor deve utilizar sua criatividade em sala para instigar seus alunos, e através disso aprimorar seus conhecimentos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário quantitativo aos professores que lecionam as disciplinas de química e ciências naturais em escolas públicas do estado da Paraíba, nas cidades de Sossego e Baraúna, objetivando analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e ciências naturais como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem das ciências. Entende-se que os jogos lúdicos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, ainda nesse sentido, os conteúdos químicos são possíveis de aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados. Ao longo deste trabalho foram entrevistados dez docentes de escolas públicas de municípios do estado da Paraíba, onde pode se afirmar que a iniciação de jogos lúdicos no cotidiano dos discentes é de grande importância, pela influência que estes podem exercer no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo, desenvolvendo-se o cognitivo e o emocional dos alunos para um ensino mais significativo e dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1233_22072016121742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CRISTINA DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA LIMA"
    "autor_email" => "rafaelalima635@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20233
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 394
    "inscrito_id" => 1233
    "titulo" => "ANÁLISE E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NA UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE QUÍMICA COMO METODOLOGIA PARA FACILITAR O ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ensino de química e ciências naturais para estudantes no ensino fundamental e médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas, onde o professor deve utilizar sua criatividade em sala para instigar seus alunos, e através disso aprimorar seus conhecimentos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário quantitativo aos professores que lecionam as disciplinas de química e ciências naturais em escolas públicas do estado da Paraíba, nas cidades de Sossego e Baraúna, objetivando analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e ciências naturais como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem das ciências. Entende-se que os jogos lúdicos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, ainda nesse sentido, os conteúdos químicos são possíveis de aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados. Ao longo deste trabalho foram entrevistados dez docentes de escolas públicas de municípios do estado da Paraíba, onde pode se afirmar que a iniciação de jogos lúdicos no cotidiano dos discentes é de grande importância, pela influência que estes podem exercer no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo, desenvolvendo-se o cognitivo e o emocional dos alunos para um ensino mais significativo e dinâmico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID1233_22072016121742.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA CRISTINA DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA LIMA"
    "autor_email" => "rafaelalima635@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino de química e ciências naturais para estudantes no ensino fundamental e médio, sempre se constituiu em um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas, onde o professor deve utilizar sua criatividade em sala para instigar seus alunos, e através disso aprimorar seus conhecimentos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário quantitativo aos professores que lecionam as disciplinas de química e ciências naturais em escolas públicas do estado da Paraíba, nas cidades de Sossego e Baraúna, objetivando analisar as concepções dos professores na utilização de jogos lúdicos nas aulas de química e ciências naturais como uma das ferramentas metodológicas de ensino aprendizagem das ciências. Entende-se que os jogos lúdicos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente, para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, ainda nesse sentido, os conteúdos químicos são possíveis de aprender de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados. Ao longo deste trabalho foram entrevistados dez docentes de escolas públicas de municípios do estado da Paraíba, onde pode se afirmar que a iniciação de jogos lúdicos no cotidiano dos discentes é de grande importância, pela influência que estes podem exercer no processo de ensino aprendizagem dos mesmos, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo, desenvolvendo-se o cognitivo e o emocional dos alunos para um ensino mais significativo e dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.