AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20408 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 6493 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O que tem impulsionado as inúmeras discussões em torno da avaliação da aprendizagem é a busca da superação de sua prática dicotômica em relação à educação, em que muitos docentes pensam o momento avaliativo no fim do processo de julgamento de seus alunos, na verificação e medição atribuindo notas, caracterizando os bons e os ruins em sua sala de aula. É em meio a esse contexto que devemos entender a avaliação como algo inerente ao processo de ensino-aprendizagem escolar, é compreender esse componente como parte de uma ação coletiva na formação dos alunos. Assim como em outras áreas da formação educacional, a geografia escolar também se encontra em meio à discussão frente à avaliação, afinal, uma questão sempre vem à tona acerca do trabalho docente, evidenciando-se em sua recorrência no contexto do ensino em todas as épocas: como avaliar? Deste modo o presente trabalho pretende refletir sobre as concepções e práticas dos docentes que lecionam a disciplina de Geografia no Ensino Médio, tendo como campo de pesquisa algumas escolas públicas da cidade de Mossoró/RN. A pesquisa possui cunho qualitativo e descritivo, priorizando os escritos dos sujeitos docentes como forma de compreender os resultados. Empregou-se como procedimento metodológico a elaboração de instrumento de pesquisa do tipo questionário semiestruturado com o objetivo de revelar as concepções e práticas dos sujeitos docentes pesquisados em relação à temática avaliação da aprendizagem. É possível perceber nos sujeitos docentes pesquisados uma concepção de avaliação da aprendizagem positiva, fora dos padrões viciantes que dominam as práticas escolares; contudo, é notória em suas práticas uma avaliação engessada ao sistema de ensino, que caminha contrário as suas concepções, os forçando a repetir práticas examinativas ao invés de avaliativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6493_14082016095109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "LUCAS GABRIEL " "autor_email" => "lucas.g.silva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20408 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 6493 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "O que tem impulsionado as inúmeras discussões em torno da avaliação da aprendizagem é a busca da superação de sua prática dicotômica em relação à educação, em que muitos docentes pensam o momento avaliativo no fim do processo de julgamento de seus alunos, na verificação e medição atribuindo notas, caracterizando os bons e os ruins em sua sala de aula. É em meio a esse contexto que devemos entender a avaliação como algo inerente ao processo de ensino-aprendizagem escolar, é compreender esse componente como parte de uma ação coletiva na formação dos alunos. Assim como em outras áreas da formação educacional, a geografia escolar também se encontra em meio à discussão frente à avaliação, afinal, uma questão sempre vem à tona acerca do trabalho docente, evidenciando-se em sua recorrência no contexto do ensino em todas as épocas: como avaliar? Deste modo o presente trabalho pretende refletir sobre as concepções e práticas dos docentes que lecionam a disciplina de Geografia no Ensino Médio, tendo como campo de pesquisa algumas escolas públicas da cidade de Mossoró/RN. A pesquisa possui cunho qualitativo e descritivo, priorizando os escritos dos sujeitos docentes como forma de compreender os resultados. Empregou-se como procedimento metodológico a elaboração de instrumento de pesquisa do tipo questionário semiestruturado com o objetivo de revelar as concepções e práticas dos sujeitos docentes pesquisados em relação à temática avaliação da aprendizagem. É possível perceber nos sujeitos docentes pesquisados uma concepção de avaliação da aprendizagem positiva, fora dos padrões viciantes que dominam as práticas escolares; contudo, é notória em suas práticas uma avaliação engessada ao sistema de ensino, que caminha contrário as suas concepções, os forçando a repetir práticas examinativas ao invés de avaliativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID6493_14082016095109.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL DA SILVA " "autor_nome_curto" => "LUCAS GABRIEL " "autor_email" => "lucas.g.silva@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }