Este trabalho tem como objetivo apresentar ações realizadas durante um de um projeto de extensão intitulado Free Donkey Software Community (FDSC), realizado entre 2015 e 2016 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. O projeto se trata de uma comunidade constituída por 13 (Treze) pessoas interessadas em software livre e foi executado com o intuito de mostrar a importância do uso desse tipo de software, assim como realizar atividades educativas sobre o tema na microrregião de Itaparica – PE. Para alcançar os objetivos, foram realizadas diversas atividades de cunho educativo. Ocorreram reuniões entre a comunidade visando facilitar o planejamento e realizar discussões das atividades propostas, foram realizados cursos, com objetivo de capacitar o público-alvo, um install fest com intuito de distribuir e instalar ferramentas livres nos computadores dos interessados e palestras em escolas públicas. Com base nos relatos e estudos realizados durante o projeto, verifica-se que o público, em sua grande maioria, desconhecia o software livre ou tinha aversão a qualquer tipo de utilização dessas ferramentas. A comunidade de software livre (FDSC) se empenhou em trabalhar em cima da necessidade de que o público-alvo tinha, que por muitas vezes unanime, desconhecia o termo Software livre. Com este trabalho pôde verificar que há necessidade da inserção de temas relacionados à informática, em especial, software livres, quanto ao uso e a importância no âmbito educacional. Diante do trabalho realizado, concluímos que o uso de Software livre e suas ferramentas contribuem significativamente para o processo de aprendizagem, mudando a forma de pensar e a construção de novos conhecimentos.