O presente trabalho revela os resultados de um questionário desenvolvido com estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, com o objetivo de conhecer e analisar as concepções sobre planta por parte de alunos veteranos e calouros. A pesquisa foi de natureza quanti-qualitativa, realizada com 78 alunos, sendo 41 veteranos e 37 calouros. Para a coleta de dados foram aplicados questionários, e para análise utilizou-se da técnica de categorização. Verificou-se entre os calouros que a maioria definiu planta como um “ser vivo” (19%) destacando, às vezes como complemento à tal resposta, a característica de “fotossintetizante” (17%). Boa parte dos discentes destacaram as características morfológicas (14%) para definir planta. Entre os veteranos percebe-se que o destaque se voltou para as características celulares (19%), já com a mesma porcentagem (19%) a fotossíntese foi utilizada como melhor característica para definir planta. A partir da análise dos dados, notou-se que 14% das definições de planta dadas pelos veteranos do curso, acompanham a característica "ser vivo" como elemento chave na conceituação e a autotrofia foi citada em (13%) como fundamentação de seus conceitos. As respostas foram semelhantes às apresentadas pelos calouros, simples, objetivas e não trazendo a singularidade das plantas quanto aos seus caracteres.