O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PRÁTICAS PARA A LEITURA LITERÁRIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21629 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2512 "inscrito_id" => 4797 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PRÁTICAS PARA A LEITURA LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho é uma pesquisa documental que trata da análise de uma unidade do livro didático Português: Linguagens da 1ª série do Ensino Médio, de autoria de William Cereja e Thereza Magalhães, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) edição 2015, ocupando o primeiro lugar entre as coleções mais distribuídas pelo componente curricular Português. Objetivamos analisar a visão teórica adotada pelos autores do livro quanto ao ensino de literatura e às perspectivas práticas da leitura literária, observando se o exemplar está de acordo com as orientações dos documentos oficiais, tais como Guia de livros didáticos – PNLD 2015, PCNEM e publicações posteriores. Para isso, baseamo-nos na reflexão histórico-crítica sobre o papel do ensino literário na sociedade, a relação entre livro didático e literatura, e de que forma essa relação influencia a prática escolar. Iniciamos o referencial teórico pela apresentação de um breve histórico acerca do livro didático, seguindo das orientações oficiais referentes ao ensino de literatura no Ensino Médio, depois abordamos a compreensão leitora e a leitura literária na formação do leitor e, antes da análise, apontamos o qual é lugar da literatura no ensino de língua portuguesa. Para a análise do livro didático referido, levamos em consideração o manual do professor e os exercícios de compreensão leitora de textos literários da unidade 1, referente ao período literário do Barroco português e brasileiro, com base na tipologia das perguntas de compreensão no livro didático. Foram analisadas 41 questões, consideradas individualmente as subquestões de uma mesma pergunta, pois, em sua maioria, pertenciam a tipologias distintas. Buscamos, também, identificar quais as noções de língua e literatura presentes na análise do manual do professor e dos exercícios, tendo em vista, que elas norteiam a formulação das questões referentes à leitura do texto literário. Após a análise, verificamos que as atividades do livro não contribuem para a formação do aluno-leitor crítico e que, mesmo com as tentativas de mudança, muito ainda deve ser feito para transformar a realidade do ensino de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4797_17082016091055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍSA RAFAELA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAÍSA RAFAELA" "autor_email" => "thaisarafaela.89@gmail.co" "autor_ies" => "UNP/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21629 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2512 "inscrito_id" => 4797 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS PRÁTICAS PARA A LEITURA LITERÁRIA" "resumo" => "Este trabalho é uma pesquisa documental que trata da análise de uma unidade do livro didático Português: Linguagens da 1ª série do Ensino Médio, de autoria de William Cereja e Thereza Magalhães, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) edição 2015, ocupando o primeiro lugar entre as coleções mais distribuídas pelo componente curricular Português. Objetivamos analisar a visão teórica adotada pelos autores do livro quanto ao ensino de literatura e às perspectivas práticas da leitura literária, observando se o exemplar está de acordo com as orientações dos documentos oficiais, tais como Guia de livros didáticos – PNLD 2015, PCNEM e publicações posteriores. Para isso, baseamo-nos na reflexão histórico-crítica sobre o papel do ensino literário na sociedade, a relação entre livro didático e literatura, e de que forma essa relação influencia a prática escolar. Iniciamos o referencial teórico pela apresentação de um breve histórico acerca do livro didático, seguindo das orientações oficiais referentes ao ensino de literatura no Ensino Médio, depois abordamos a compreensão leitora e a leitura literária na formação do leitor e, antes da análise, apontamos o qual é lugar da literatura no ensino de língua portuguesa. Para a análise do livro didático referido, levamos em consideração o manual do professor e os exercícios de compreensão leitora de textos literários da unidade 1, referente ao período literário do Barroco português e brasileiro, com base na tipologia das perguntas de compreensão no livro didático. Foram analisadas 41 questões, consideradas individualmente as subquestões de uma mesma pergunta, pois, em sua maioria, pertenciam a tipologias distintas. Buscamos, também, identificar quais as noções de língua e literatura presentes na análise do manual do professor e dos exercícios, tendo em vista, que elas norteiam a formulação das questões referentes à leitura do texto literário. Após a análise, verificamos que as atividades do livro não contribuem para a formação do aluno-leitor crítico e que, mesmo com as tentativas de mudança, muito ainda deve ser feito para transformar a realidade do ensino de literatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID4797_17082016091055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍSA RAFAELA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "THAÍSA RAFAELA" "autor_email" => "thaisarafaela.89@gmail.co" "autor_ies" => "UNP/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }