O presente artigo teve como motivação a observação das relações interpessoais, realizadas durante as práticas de observação para a conclusão do componente curricular de Estágio Supervisionado I, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este texto tem como o principal objetivo analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente mais harmonioso e propício no âmbito escolar, no qual prevaleçam relações interpessoais mais humanas, igualitárias e justas, ao privilegiar o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam diretamente ou indiretamente com o aluno. Para reforçar tal importância, durante a abordagem desse texto trazemos autores como Freire (2002), Pimenta (2002), Maturana (2002) e (2004), Alves (2010), entre outros, ao qual compartilham do mesmo pensamento, complementando assim o nosso pensamento e dando sustentação ao que foi observado durante as visitas. A presente análise foi realizada em uma escola pública, do município de Areia-PB. A escolha do presente tema se justifica pelo fato de ter sido um dos aspectos que mais chamou atenção durante as visitas à escola e também por ser um ponto muito importante para a formação profissional, tendo em vista que as relações interpessoais é um processo de autoconhecimento, estudando os sentimentos e nosso conflito interno, pode modificar o ambiente em que nos encontramos. Isso nos leva a supor que, o sucesso escolar, está intimamente relacionado ao clima existente no ambiente escolar, ou seja: depende muito das relações interpessoais de todos os envolvidos com a prática educativa escolar.