Este artigo é fruto do relato de experiência das ações do Projeto PROLICEN intitulado “Redes Sociais: uma nova forma de ensinar e aprender”. O projeto pretendeu oferecer ações diretamente focadas na formação cidadã de estudantes do curso de Pedagogia do Campus III da UFPB. Trouxe como pilares de sustentação o estudo, a pesquisa e a realização de atividades práticas, buscando a formação e a aprendizagem do público alvo. Seu foco foram as redes sociais notoriamente mais utilizadas na atualidade, como o YouTube, Facebook, Blog e o WhatsApp, objetivando entendê-las como ambientes educativos quando perpassados por um planejamento de ações. As atividades realizadas pelo projeto estiveram assim estruturadas: 1. proporcionar formação teórica sobre as redes sociais e as Novas Tecnologias; 2. historicizar o desenvolvimento destas redes na sociedade; 3. elaborar ambientes educativos personalizados, com ações planejadas nas redes sociais e 4. auxiliar os participantes na criação e utilização das redes com vistas a orientar, por meio de aulas práticas, o manuseio e o desenvolvimento de técnicas para a realização de atividades educativas. Estas ações foram desenvolvidas em um minicurso oferecido aos estudantes do curso, e teve como metodologia adotada a realização de oficinas, debate e produção de mídias virtuais.