O trabalho objetivou compreender a perspectiva de futuro sobre meio ambiente de alunos do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Lourdes Guilherme, identificando se os alunos compreendem a transformação do meio ambiente ao longo do tempo como uma transição satisfatória ou não, além de perceber quem são os atores que o público alvo responsabiliza por esta transformação. A proposta teórico metodológica foi apoiada pelos trabalhos de Barraza e Robottom (2008) e Carmo et al. (2013) para analisar percepção de crianças através de construções mentais. O trabalho foi aplicado a uma amostra dos alunos do 6° ao 9° ano, do ensino fundamental II, havendo a participação de 105 estudantes. Observamos que os mapas mentais que representam predominantemente a perspectiva de futuro dos alunos sobre o meio ambiente com a visão Globalizante (60,2%), porém a visão Antropocêntrica (21,9%) e Naturalista (18%) com menor incidência. Tal resultado pode representar um pessimismo sobre o futuro quanto à relação homem-natureza e suas consequências.