Este artigo vem com a intenção de abordar e refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. A pesquisa foi realizada em uma escola de Fortaleza localizada no bairro Demócrito Rocha, onde foram observados pontos importantes não somente em relação à inclusão, mas principalmente com a qualidade com que esse aluno é incluído na escola. Em pesquisa constata-se que a inclusão escolar de um aluno com necessidades educacionais especiais é um processo gradativo e para que aconteça na prática é necessário o comprometimento da família e comunidade escolar em geral. Este trabalho tem a proposta de discutir a Educação Inclusiva e sua diversidade dentro de uma perspectiva ampliada, mostrando que não é somente incluir, é acolher independente de cor, talentos, dificuldades e limitações físicas ou mentais. A discussão sobre inclusão adquiriu novos contornos no final do século passado e desde então, no Brasil, apesar de um volume significativo de definições legais, de políticas e programas relacionados a temática, ainda é bastante atual a existência de alguns obstáculos e desafios que se colocam em face da efetivação de ações educativas inclusivas como um todo, e que trazem questionamentos sobre a escola ser regular e includente; tendo em vista que todas as crianças tem direito a uma educação gratuita e de qualidade. Quando se trata de Educação Inclusiva, muitos são os conceitos e pré-conceitos formados na concepção das pessoas e há pouca flexibilidade para a discussão e busca de novos caminhos para atingir a inclusão com qualidade.