O presente artigo coloca em evidência reflexões sobre o tema educação inclusiva no contexto educacional. Objetiva discutir acerca das práticas pedagógicas para a efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência e narrar experiências formativas de uma educadora como formadora de professores no município de Baraúna – RN. Na construção do estudo utilizou-se a escrita de si como caminho metodológico, fundamentada na metodologia (auto) biográfica. A escrita de si possibilita um repensar sobre dimensões da formação profissional. A motivação pela temática surgiu pela vivência de um importante momento da trajetória profissional e acadêmica de uma educadora, aluna especial na Disciplina Movimentos Sociais e Educação Popular do Programa de Pós- Graduação em Educação oferecido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no ano de 2015. As reflexões construídas na disciplina foram relevantes para a descoberta da narrativa como processo de auto formação. Esta pesquisa de cunho qualitativo alicerça-se em ensinamentos de autores que investigam a temática inclusão e autores que dialogam com a abordagem (auto)biográfica como fonte de pesquisa em Educação. A inclusão escolar de pessoas com deficiência tem sido pauta recorrente em discussões e estudos nos vários segmentos da sociedade. Apesar do amparo legal, a educação desses alunos, historicamente, é marcada pela segregação. Somente nas últimas décadas ganha um novo enfoque com o paradigma da Educação Inclusiva, embasado nos princípios da igualdade de direitos, equidade e diversidade. A necessidade de novos saberes ou ampliação de conhecimentos que apontem perspectivas para a efetivação de uma educação inclusiva por meio da valorização do respeito à diversidade humana, justifica a relevância de um estudo dessa natureza. Foi possível através dessa narrativa de vida e do diálogo com os autores, perceber a importância de mudanças na concepção de educação e redefinição dos modelos das práticas pedagógicas vigentes em grande parte das escolas brasileiras. Para se trabalhar com a diversidade no contexto educacional é preciso considerar a singularidade de cada educando, ampliar os objetivos propostos para o ensino, modificar a metodologia e romper o paradigma excludente. Sobretudo, pensar em ações que promovam a aprendizagem significativa e possibilitem o desenvolvimento do potencial de todos os alunos.