Este trabalho pretende apresentar um relato das experiências e práticas vivenciadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História da Universidade Federal da Paraíba. Essas práticas aconteceram nas seguintes escolas da rede estadual de ensino, localizadas no município de João Pessoa-PB: EEEFM João Roberto Borges de Sousa, EEEM Escritor José Lins do Rego e EEEFM Olivina Olívia Carneiro da Cunha.
O PIBID é um programa fomentado pelo Ministério da Educação, que oferece bolsas de incentivo à prática docente aos alunos das licenciaturas e tem como principal objetivo articular o conhecimento acadêmico com a prática docente nas salas de aula da Educação Básica. A partir dessa articulação, o programa pretende também melhorar a qualidade do ensino básico, a partir da elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Entendendo que os cursos de licenciatura ainda têm uma lacuna entre o conhecimento teórico e o prático, enxergamos no PIBID a oportunidade de colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos na academia. Sendo assim, o programa contribui diretamente para nossa formação profissional, fazendo dela uma formação mais completa. Apresentamos neste trabalho algumas de nossas experiências que muito contribuíram para nossa formação e que ocorreram tanto nas escolas, quanto na própria academia, quando nos reunimos para discutir e planejar nossas práticas.