INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21266 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 850 "inscrito_id" => 895 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "o presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública de ensino médio sobre as concepções e práticas interdisciplinares no ensino desta disciplina, uma vez que ele oferece grandes possibilidades de conexões com as demais áreas do conhecimento. Portanto, descortinar como os professores pesam e atuam em sala de aula, especialmente no que se refere à interdisciplinaridade se faz importante como meio de ampliar o entendimento dos processos de ensino na área de linguagens. Este artigo faz parte das atividades de pesquisa desenvolvida na disciplina interdisciplinaridade em Ciências Humanas e Sociais do Curso de Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros – PPGE/UERN. Como meio de obtenção dos dados foram aplicados questionários aos professores de língua portuguesa de uma escola pública de ensino médio. A partir dos resultados alcançados pode-se perceber que os professores pesquisados compreendem a interdisciplinaridade como um trabalho conjunto com as demais áreas do conhecimento e afirmaram realizar um ensino interdisciplinar. Quando solicitados a descrevem como realizam o trabalho interdisciplinar a maioria se utiliza da pedagogia de projetos em momentos pontuais e em atividades de leitura e interpretação de textos. Dessa forma podemos perceber que a interdisciplinaridade foi absorvida pelos professores enquanto conceito, mas no que diz respeito às práticas cotidianas em sala de aula ainda é uma ação intermitente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID895_11082016121040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA FARIAS" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21266 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 850 "inscrito_id" => 895 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "o presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa de uma escola pública de ensino médio sobre as concepções e práticas interdisciplinares no ensino desta disciplina, uma vez que ele oferece grandes possibilidades de conexões com as demais áreas do conhecimento. Portanto, descortinar como os professores pesam e atuam em sala de aula, especialmente no que se refere à interdisciplinaridade se faz importante como meio de ampliar o entendimento dos processos de ensino na área de linguagens. Este artigo faz parte das atividades de pesquisa desenvolvida na disciplina interdisciplinaridade em Ciências Humanas e Sociais do Curso de Mestrado em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Pau dos Ferros – PPGE/UERN. Como meio de obtenção dos dados foram aplicados questionários aos professores de língua portuguesa de uma escola pública de ensino médio. A partir dos resultados alcançados pode-se perceber que os professores pesquisados compreendem a interdisciplinaridade como um trabalho conjunto com as demais áreas do conhecimento e afirmaram realizar um ensino interdisciplinar. Quando solicitados a descrevem como realizam o trabalho interdisciplinar a maioria se utiliza da pedagogia de projetos em momentos pontuais e em atividades de leitura e interpretação de textos. Dessa forma podemos perceber que a interdisciplinaridade foi absorvida pelos professores enquanto conceito, mas no que diz respeito às práticas cotidianas em sala de aula ainda é uma ação intermitente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID895_11082016121040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADIA FARIAS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "NADIA FARIAS" "autor_email" => "nadia26farias@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }