Este artigo apresenta considerações importantes sobre dificuldades de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, colocando em discussão o papel do professor enquanto profissional participante da educação formal e social da criança. Adota-se como abordagem metodológica, uma análise das obras de Fiorentini (2003), Garnier et al (1996), Panizza (2006) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (2002). O trabalho objetiva orientar o docente, levando a reflexão sobre a sua prática pedagógica, no sentido de que, não se cometa o “equívoco” de pensar que as dificuldades de aprendizagem matemática são sempre de ordem da criança. Salienta-se que o texto, inicialmente, apresenta considerações sobre a prática docente no ensino da matemática nos anos iniciais com reflexões pertinentes a esta modalidade de ensino. Consequentemente, faz-se abordagens quanto a aprendizagem e o cotidiano, bem como, a importância do erro nesse processo. Portanto, o estudo vem apresentar aspectos relevantes que devem ser valorizados, considerando que as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental existem e precisam de um olhar atento dos professores, para que, pelo menos se amenize alguns entraves percebidos, cotidianamente, no processo de formação inicial das crianças.