O presente trabalho apresenta os resultados do projeto de intervenção pedagógica “As cantigas de roda no contexto da Educação Infantil”. A atividade relatada nesse artigo foi realizada em uma turma de 2º período de Educação Infantil, numa escola da rede Municipal de Teresina-PI, localizada na zona norte da cidade. O objetivo central foi o de resgatar as cantigas de roda como manifestações culturais contemplando o desenvolvimento da consciência corporal, a ampliação do repertório musical, o aprimoramento da coordenação motora, a promoção da integração e o estímulo à memória musical. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação, pois permite uma intervenção na realidade levando o professor a refletir sobre a sua prática pedagógica contribuindo para a sua resignificação ou redimensionamento. O estudo teve como embasamento teórico os estudos de Dohme (2003), Nicollau (1987), Mostessori (1990) dentre outros. Observamos que a música é uma grande aliada do processo educacional especialmente na Educação Infantil, sendo um elemento que propicia o desenvolvimento individual, bem como o convívio em grupo e também os aspectos motores e cognitivos das crianças. Enfatizamos como elemento base para o desenvolvimento das práticas de Educação Infantil que o contato com a música, especialmente as cantigas de roda, possibilita a socialização, a desinibição, a descoberta e a formação da autoestima contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.