“A formação docente faz-se pelo trabalho de reflexão crítica sobre a prática pedagógica, a realidade, a fundamentação teórica estudada, bem como pela reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional” (LIMA, 2001, p. 58). De acordo com a reflexão acerca dos princípios norteadores para a formação do professor, deve-se considerar a experimentação uma técnica de ensino que pode possibilita ao discente de licenciatura mais experiência ao trabalhar os conteúdos de química em sala de aula. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar qual a influência da técnica de experimentação através da utilização de Kits Experimentais na formação inicial dos professores de química licenciatura. Para a análise dos dados foi utilizado a APD (Análise Proporcional do Discurso.) Segundo Mozzato e Gryboyski (2011) “A análise do discurso consiste numa técnica de análise que explora as relações entre discurso e realidade, verificando como os textos são feitos”. Os resultados dessa pesquisa mostrou a eficácia dos Kits Experimentais na prática docente, bem como a influência que a aplicação desses Kits tiveram na formação desses futuros professores.