ADAPTACAO DO LABORATORIO DE IFMA CAMPUS CAXIAS PARA O ENSINO DE QUIMICA AS PESSOAS COM SURDEZ.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20167 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 5134 "titulo" => "ADAPTACAO DO LABORATORIO DE IFMA CAMPUS CAXIAS PARA O ENSINO DE QUIMICA AS PESSOAS COM SURDEZ." "resumo" => ": Respaldado e orientado pela Política Nacional de Inclusão Escolar e da Educação Escolar; a qual está baseada na lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (LDB, Lei 9394/96), este trabalho encontrou no ensino de química um fator de inclusão da pessoas som deficiência auditiva que, assim como as demais pessoas , precisam de uma formação educacional por completo mas acaba deparando-se em barreiras sócio-econômico-cultural que dificultam sua ascensão no meio educacional . Às pessoas com distúrbios de audiocomunicação, apenas falta um dos seus sentidos: a ausência da audição. O presente estudo está pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que defende a relevância do ensino de ciências aos indivíduos com algum tipo de deficiência, o fazendo -o perceber que o mundo está a cada vez mais atento para a importância do conhecimento cientifico e tecnológico em prol do processo de inclusão. Partindo desse princípio, esta pesquisa objetivou realizar a adaptação do laboratório de química do IFMA (Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias) para o ensino de química direcionado às pessoas com necessidades especificas de surdez. O laboratório de química recebeu placas e etiquetas em Língua Portuguesa e em LIBRAS para facilitar a identificação dos objetos e procedimentos de segurança laboratoriais. Em seguida, foi realizada uma aula pratica com aluno surdo e aplicação de um questionário para verificação de aprendizagem a partir da adequação do espaço físico do laboratório. Verificou-se que a utilização de recursos visuais favorece o ensino aprendizagem do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LABORATORIO DE QUIMICA, SURDEZ, INCLUSAO, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID5134_13082016233037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CARVALHO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "PAULO CARVALHO" "autor_email" => "paulo.carvalho@bol.com.br" "autor_ies" => "IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20167 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 5134 "titulo" => "ADAPTACAO DO LABORATORIO DE IFMA CAMPUS CAXIAS PARA O ENSINO DE QUIMICA AS PESSOAS COM SURDEZ." "resumo" => ": Respaldado e orientado pela Política Nacional de Inclusão Escolar e da Educação Escolar; a qual está baseada na lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (LDB, Lei 9394/96), este trabalho encontrou no ensino de química um fator de inclusão da pessoas som deficiência auditiva que, assim como as demais pessoas , precisam de uma formação educacional por completo mas acaba deparando-se em barreiras sócio-econômico-cultural que dificultam sua ascensão no meio educacional . Às pessoas com distúrbios de audiocomunicação, apenas falta um dos seus sentidos: a ausência da audição. O presente estudo está pautado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que defende a relevância do ensino de ciências aos indivíduos com algum tipo de deficiência, o fazendo -o perceber que o mundo está a cada vez mais atento para a importância do conhecimento cientifico e tecnológico em prol do processo de inclusão. Partindo desse princípio, esta pesquisa objetivou realizar a adaptação do laboratório de química do IFMA (Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias) para o ensino de química direcionado às pessoas com necessidades especificas de surdez. O laboratório de química recebeu placas e etiquetas em Língua Portuguesa e em LIBRAS para facilitar a identificação dos objetos e procedimentos de segurança laboratoriais. Em seguida, foi realizada uma aula pratica com aluno surdo e aplicação de um questionário para verificação de aprendizagem a partir da adequação do espaço físico do laboratório. Verificou-se que a utilização de recursos visuais favorece o ensino aprendizagem do aluno surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LABORATORIO DE QUIMICA, SURDEZ, INCLUSAO, LIBRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID5134_13082016233037.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CARVALHO DE JESUS" "autor_nome_curto" => "PAULO CARVALHO" "autor_email" => "paulo.carvalho@bol.com.br" "autor_ies" => "IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }