Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIMENSÃO FORMATIVA DO PROFESSOR-LEITOR EM CURSOS DE LICENCIATURAS: APONTAMENTOS DOS PROGRAMAS E EMENTAS

Palavra-chaves: PROFESSOR- LEITOR, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19745
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2595
    "inscrito_id" => 11955
    "titulo" => "A DIMENSÃO FORMATIVA DO PROFESSOR-LEITOR EM CURSOS DE LICENCIATURAS: APONTAMENTOS DOS PROGRAMAS E EMENTAS"
    "resumo" => "Esse texto objetiva discutir os resultados parciais da pesquisa: “A dimensão formativa do professor- leitor em cursos de licenciatura - 1ª fase” que se propõe a investigar a dimensão formativa do professor-leitor nos cursos de licenciaturas, caracterizando nesses cursos as disciplinas denominadas Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (MELPs,) em três Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que o objeto de estudo nesta primeira fase se volta à análise para o curso Letras. Ressaltamos como pressupostos teóricos autores como: Villardi (1999), Martins (2007), e Jouve (2002). Centrando-se uma pesquisa bibliográfica, visamos aprofundar as discussões sobre leitura, mais especificamente sobre sua concepção e a formação do leitor. Constatamos que nos programas e ementas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade de São Paulo (USP), as práticas de leitura em contexto escolar são evidenciadas, porém se necessário faz discutir estas práticas, no que tange ao como trabalhar a leitura, que não se restringe a decifração de códigos linguísticos, colocando-se como centro de análise a formação do professor-leitor no ensino superior. Mediante aos resultados parciais alcançados percebemos quanto ainda se apresenta insuficiente a formação do professor-leitor nas IES Brasileiras, o que implica diretamente nas práticas de leituras desenvolvidas no interior das instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR- LEITOR, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID11955_17082016124122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "PROFA  ANDREZA"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19745
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2595
    "inscrito_id" => 11955
    "titulo" => "A DIMENSÃO FORMATIVA DO PROFESSOR-LEITOR EM CURSOS DE LICENCIATURAS: APONTAMENTOS DOS PROGRAMAS E EMENTAS"
    "resumo" => "Esse texto objetiva discutir os resultados parciais da pesquisa: “A dimensão formativa do professor- leitor em cursos de licenciatura - 1ª fase” que se propõe a investigar a dimensão formativa do professor-leitor nos cursos de licenciaturas, caracterizando nesses cursos as disciplinas denominadas Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (MELPs,) em três Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que o objeto de estudo nesta primeira fase se volta à análise para o curso Letras. Ressaltamos como pressupostos teóricos autores como: Villardi (1999), Martins (2007), e Jouve (2002). Centrando-se uma pesquisa bibliográfica, visamos aprofundar as discussões sobre leitura, mais especificamente sobre sua concepção e a formação do leitor. Constatamos que nos programas e ementas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade de São Paulo (USP), as práticas de leitura em contexto escolar são evidenciadas, porém se necessário faz discutir estas práticas, no que tange ao como trabalhar a leitura, que não se restringe a decifração de códigos linguísticos, colocando-se como centro de análise a formação do professor-leitor no ensino superior. Mediante aos resultados parciais alcançados percebemos quanto ainda se apresenta insuficiente a formação do professor-leitor nas IES Brasileiras, o que implica diretamente nas práticas de leituras desenvolvidas no interior das instituições de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR- LEITOR, FORMAÇÃO DO LEITOR, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID11955_17082016124122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "PROFA  ANDREZA"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse texto objetiva discutir os resultados parciais da pesquisa: “A dimensão formativa do professor- leitor em cursos de licenciatura - 1ª fase” que se propõe a investigar a dimensão formativa do professor-leitor nos cursos de licenciaturas, caracterizando nesses cursos as disciplinas denominadas Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (MELPs,) em três Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que o objeto de estudo nesta primeira fase se volta à análise para o curso Letras. Ressaltamos como pressupostos teóricos autores como: Villardi (1999), Martins (2007), e Jouve (2002). Centrando-se uma pesquisa bibliográfica, visamos aprofundar as discussões sobre leitura, mais especificamente sobre sua concepção e a formação do leitor. Constatamos que nos programas e ementas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade de São Paulo (USP), as práticas de leitura em contexto escolar são evidenciadas, porém se necessário faz discutir estas práticas, no que tange ao como trabalhar a leitura, que não se restringe a decifração de códigos linguísticos, colocando-se como centro de análise a formação do professor-leitor no ensino superior. Mediante aos resultados parciais alcançados percebemos quanto ainda se apresenta insuficiente a formação do professor-leitor nas IES Brasileiras, o que implica diretamente nas práticas de leituras desenvolvidas no interior das instituições de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.