Esse texto objetiva discutir os resultados parciais da pesquisa: “A dimensão formativa do professor- leitor em cursos de licenciatura - 1ª fase” que se propõe a investigar a dimensão formativa do professor-leitor nos cursos de licenciaturas, caracterizando nesses cursos as disciplinas denominadas Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa (MELPs,) em três Instituições de Ensino Superior (IES), sendo que o objeto de estudo nesta primeira fase se volta à análise para o curso Letras. Ressaltamos como pressupostos teóricos autores como: Villardi (1999), Martins (2007), e Jouve (2002). Centrando-se uma pesquisa bibliográfica, visamos aprofundar as discussões sobre leitura, mais especificamente sobre sua concepção e a formação do leitor. Constatamos que nos programas e ementas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade de São Paulo (USP), as práticas de leitura em contexto escolar são evidenciadas, porém se necessário faz discutir estas práticas, no que tange ao como trabalhar a leitura, que não se restringe a decifração de códigos linguísticos, colocando-se como centro de análise a formação do professor-leitor no ensino superior. Mediante aos resultados parciais alcançados percebemos quanto ainda se apresenta insuficiente a formação do professor-leitor nas IES Brasileiras, o que implica diretamente nas práticas de leituras desenvolvidas no interior das instituições de ensino.