SER CRIANÇA E SER INDÍGENA: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22257 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2010 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "SER CRIANÇA E SER INDÍGENA: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => """ As crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, em processo de alfabetização, realizam práticas orais lúdicas cotidianamente, expressam ativamente suas leituras, vivências socioculturais e sua alteridade. E foi visibilizando uma dessas vivências e a curiosidade das crianças sobre a narrativa contada por uma criança que se identificou indígena, que se refletiu sobre a importância lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino. Assim através de uma prática docente dialogando com a prática discente, este trabalho considerou as leituras e as expressões realizadas pelas crianças frente a apresentação contextualizada da cultura e historicidade indígena, procurando as envolver em um contexto de descobertas frente à imagens, narrativas e linguagens culturais, conhecendo e refletindo os modos de vida e a existência das diferentes culturas e sociedades presentes em torno e dentro de nossa comunidade. A partir das vivências dentro e fora da sala de aula, pretendeu-se com essa prática estimular a compreensão de novos significados, refletir sobre as predefinições absorvidas pelas crianças a respeito do povo indígena, e ainda procurar explorar da melhor forma por intermédio de livros da literatura infantil, vídeos e músicas, a diversidade étnica, territórios e vivências das crianças e adultos indígenas, ressaltando as etnias presentes em nosso estado da Paraíba.\r\n Baseando-se nos estudos e leituras referentes a educação pública atual envolvendo as leis 10693/03 e 11.645/2008, a interculturalidade na educação e textos da antropologia da criança, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de educação infantil e ensino fundamental I (1° ao 5° ano) na periferia de João Pessoa, na turma de 1° ano do ensino fundamental contando com 20 alunos, a qual atuava em 2015. Baseando-se em uma pesquisa qualitativa e de observação qualitativa, as crianças foram protagonistas neste processo, sendo sujeito colaborador e criador neste trabalho. Assim este trabalho traz uma perspectiva dialógica entre atividades lúdicas, histórias e rodas de conversa, procurando trazer algumas linguagens e a compreensão de novos significados relacionados a diversidade étnica indígena brasileira, e ainda vivenciando experiências relacionadas especificamente sobre as etnias indígenas da Paraíba. Este trabalho trouxe, portanto, modos de diferentes de ser e estar, de aprender e ensinar, de ouvir e de se expressar, de se valorizar e se reconhecer como índio, negro, branco, ou mesmo ter dúvidas em relação à sua descendência étnica, mas conhecer esta diversidade história, social e cultural é imprescindível, desconstruindo o que décadas pejorativamente e eurocêntricamente foi imposto nos bancos escolares. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "INDÍGENA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO PÚBLICA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID7168_15082016184104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JENIFFER RODRIGUES DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KARLA MENDONÇA" "autor_email" => "karla-pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22257 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2010 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "SER CRIANÇA E SER INDÍGENA: A INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => """ As crianças na faixa etária de 5 a 7 anos, em processo de alfabetização, realizam práticas orais lúdicas cotidianamente, expressam ativamente suas leituras, vivências socioculturais e sua alteridade. E foi visibilizando uma dessas vivências e a curiosidade das crianças sobre a narrativa contada por uma criança que se identificou indígena, que se refletiu sobre a importância lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino. Assim através de uma prática docente dialogando com a prática discente, este trabalho considerou as leituras e as expressões realizadas pelas crianças frente a apresentação contextualizada da cultura e historicidade indígena, procurando as envolver em um contexto de descobertas frente à imagens, narrativas e linguagens culturais, conhecendo e refletindo os modos de vida e a existência das diferentes culturas e sociedades presentes em torno e dentro de nossa comunidade. A partir das vivências dentro e fora da sala de aula, pretendeu-se com essa prática estimular a compreensão de novos significados, refletir sobre as predefinições absorvidas pelas crianças a respeito do povo indígena, e ainda procurar explorar da melhor forma por intermédio de livros da literatura infantil, vídeos e músicas, a diversidade étnica, territórios e vivências das crianças e adultos indígenas, ressaltando as etnias presentes em nosso estado da Paraíba.\r\n Baseando-se nos estudos e leituras referentes a educação pública atual envolvendo as leis 10693/03 e 11.645/2008, a interculturalidade na educação e textos da antropologia da criança, este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de educação infantil e ensino fundamental I (1° ao 5° ano) na periferia de João Pessoa, na turma de 1° ano do ensino fundamental contando com 20 alunos, a qual atuava em 2015. Baseando-se em uma pesquisa qualitativa e de observação qualitativa, as crianças foram protagonistas neste processo, sendo sujeito colaborador e criador neste trabalho. Assim este trabalho traz uma perspectiva dialógica entre atividades lúdicas, histórias e rodas de conversa, procurando trazer algumas linguagens e a compreensão de novos significados relacionados a diversidade étnica indígena brasileira, e ainda vivenciando experiências relacionadas especificamente sobre as etnias indígenas da Paraíba. Este trabalho trouxe, portanto, modos de diferentes de ser e estar, de aprender e ensinar, de ouvir e de se expressar, de se valorizar e se reconhecer como índio, negro, branco, ou mesmo ter dúvidas em relação à sua descendência étnica, mas conhecer esta diversidade história, social e cultural é imprescindível, desconstruindo o que décadas pejorativamente e eurocêntricamente foi imposto nos bancos escolares. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "INDÍGENA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO PÚBLICA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA9_ID7168_15082016184104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA JENIFFER RODRIGUES DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "KARLA MENDONÇA" "autor_email" => "karla-pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }