SANTOS, Joselito et al.. Educação infantil, para quem?. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20860>. Acesso em: 22/11/2024 00:54
Considerando que a infância é uma construção histórico-social e que o direito à Educação Infantil é assegurado por lei, o presente trabalho, do tipo bibliográfico, visou discutir a importância de se efetivar em creches e pré-escolas uma prática pedagógica afinada às especificidades, potencialidades e necessidades da criança de zero a cinco anos. Destaca-se, com base em estudos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem, a importância da interação social e do lúdico na Educação Infantil, abandonando práticas mecanicistas e vazias de significado, que minimizam a capacidade da criança de agir e refletir sobre o meio em que vive. O processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil deve envolver, pois, além da descoberta do meio natural e social, a descoberta de si mesmo e de toda a área das linguagens, a partir de uma prática centrada na criança e pautada no trinômio indissociável educar, cuidar e brincar, com vistas à formação de cidadãos críticos e participativos.