Este trabalho tem por finalidade apontar a contribuição da contação de história para o processo de ensino-aprendizagem nas práticas educativas no ensino médio, a partir da ideia de que: quem conta uma história, naturalmente, faz uma leitura anterior do conteúdo narrado, estimula o contador a ler e quem escuta deve se sentir motivado, proporcionando o fortalecimento de vínculos sociais, educativos e afetivos. Como metodologia desta comunicação tomamos como base uma pesquisa exploratória a partir da experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), onde, através da contação de histórias, trabalhamos a competência comunicativa nos educandos. Iniciamos o assunto com uma abordagem sucinta sobre a prática da contação de histórias, em seguida abordamos a contribuição da contação de história para o crescimento da prática da oralidade, e por conseguinte, a contação de histórias. Utilizamos os contos e lendas amazônicas, pois retrata a realidade local, onde muitos dos alunos recontaram histórias que cresceram ouvindo de seus parentes e familiares. Incluímos do aluno mais tímido ao mais criativo nas atividades, alcançando assim uma participação efetiva de todos os educandos e proporcionamos um ambiente favorável à prática do discurso como exercício de cidadania. Concluímos que a contação de histórias intensifica o método de ensino aprendizagem e se faz necessário que os professores utilizem esta ferramenta para o desenvolvimento dos educandos, estimulando-os tanto como leitores quanto a prática do discurso.