Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, PRÁTICA EDUCATIVA, CONTO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19866
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 2880
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade apontar a contribuição da contação de história para o processo de ensino-aprendizagem nas práticas educativas no ensino médio, a partir da ideia de que: quem conta uma história, naturalmente, faz uma leitura anterior do conteúdo narrado, estimula o contador a ler e quem escuta deve se sentir motivado, proporcionando o fortalecimento de vínculos sociais, educativos e afetivos. Como metodologia desta comunicação tomamos como base uma pesquisa exploratória a partir da experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), onde, através da contação de histórias, trabalhamos a competência comunicativa nos educandos. Iniciamos o assunto com uma abordagem sucinta sobre a prática da contação de histórias, em seguida abordamos a contribuição da contação de história para o crescimento da prática da oralidade, e por conseguinte, a contação de histórias. Utilizamos os contos e lendas amazônicas, pois retrata a realidade local, onde muitos dos alunos recontaram histórias que cresceram ouvindo de seus parentes e familiares. Incluímos do aluno mais tímido ao mais criativo nas atividades, alcançando assim uma participação efetiva de todos os educandos e proporcionamos um ambiente favorável à prática do discurso como exercício de cidadania. Concluímos que a contação de histórias intensifica o método de ensino aprendizagem e se faz necessário que os professores utilizem esta ferramenta para o desenvolvimento dos educandos, estimulando-os tanto como leitores quanto a prática do discurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, PRÁTICA EDUCATIVA, CONTO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID2880_24072016183324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PANTOJA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MEDEIROS"
    "autor_email" => "luana.pantoja.am@hotmail."
    "autor_ies" => "UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19866
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 2880
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade apontar a contribuição da contação de história para o processo de ensino-aprendizagem nas práticas educativas no ensino médio, a partir da ideia de que: quem conta uma história, naturalmente, faz uma leitura anterior do conteúdo narrado, estimula o contador a ler e quem escuta deve se sentir motivado, proporcionando o fortalecimento de vínculos sociais, educativos e afetivos. Como metodologia desta comunicação tomamos como base uma pesquisa exploratória a partir da experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), onde, através da contação de histórias, trabalhamos a competência comunicativa nos educandos. Iniciamos o assunto com uma abordagem sucinta sobre a prática da contação de histórias, em seguida abordamos a contribuição da contação de história para o crescimento da prática da oralidade, e por conseguinte, a contação de histórias. Utilizamos os contos e lendas amazônicas, pois retrata a realidade local, onde muitos dos alunos recontaram histórias que cresceram ouvindo de seus parentes e familiares. Incluímos do aluno mais tímido ao mais criativo nas atividades, alcançando assim uma participação efetiva de todos os educandos e proporcionamos um ambiente favorável à prática do discurso como exercício de cidadania. Concluímos que a contação de histórias intensifica o método de ensino aprendizagem e se faz necessário que os professores utilizem esta ferramenta para o desenvolvimento dos educandos, estimulando-os tanto como leitores quanto a prática do discurso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, PRÁTICA EDUCATIVA, CONTO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID2880_24072016183324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PANTOJA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MEDEIROS"
    "autor_email" => "luana.pantoja.am@hotmail."
    "autor_ies" => "UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apontar a contribuição da contação de história para o processo de ensino-aprendizagem nas práticas educativas no ensino médio, a partir da ideia de que: quem conta uma história, naturalmente, faz uma leitura anterior do conteúdo narrado, estimula o contador a ler e quem escuta deve se sentir motivado, proporcionando o fortalecimento de vínculos sociais, educativos e afetivos. Como metodologia desta comunicação tomamos como base uma pesquisa exploratória a partir da experiência vivida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), onde, através da contação de histórias, trabalhamos a competência comunicativa nos educandos. Iniciamos o assunto com uma abordagem sucinta sobre a prática da contação de histórias, em seguida abordamos a contribuição da contação de história para o crescimento da prática da oralidade, e por conseguinte, a contação de histórias. Utilizamos os contos e lendas amazônicas, pois retrata a realidade local, onde muitos dos alunos recontaram histórias que cresceram ouvindo de seus parentes e familiares. Incluímos do aluno mais tímido ao mais criativo nas atividades, alcançando assim uma participação efetiva de todos os educandos e proporcionamos um ambiente favorável à prática do discurso como exercício de cidadania. Concluímos que a contação de histórias intensifica o método de ensino aprendizagem e se faz necessário que os professores utilizem esta ferramenta para o desenvolvimento dos educandos, estimulando-os tanto como leitores quanto a prática do discurso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.