HONORO, Francisca Amaro Dos Santos et al.. Avaliação na educação infantil. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20427>. Acesso em: 22/12/2024 22:20
Resumo A observação e o registro neste artigo contribuem com a discussão acerca da avaliação da dinâmica da aprendizagem na Educação Infantil facilitam a compreensão e discussão sobre do desenvolvimento cognitivo e social da criança e influenciam no planejamento com diversas metodologias lúdicas que transformaram com eficácia a ação do professor em relação o aprendizado das crianças em sala de aula. O presente trabalho contribui para a reflexão acerca do enfoque especificamente sobre o tema “Avaliação na Educação Infantil”, como ela é vista e desenvolvida e quais os métodos e características que buscam conhecer sua relevância para que o desenvolvimento da aprendizagem de crianças nesta etapa de ensino seja transformado a partir da realidade do conhecimento prévio da criança. Também incluem neste estudo os conceitos e significados de Avaliação na Educação Infantil, buscando entender como ocorre este processo, abordando as características que priorizam e transformam a relação entre o aprender e como aprender. Mesmo assim, ampliar as questões de coerência e de concepção relacionando a transformação entre as experiências desenvolvidas em sala de aula e as observações feitas pelo professor, desde que o mesmo, seja capaz de fazer e refazer se necessário às atividades realizadas a partir do conhecimento das crianças. Descrevo ainda alguns dos instrumentos de avaliação usados para registrar as observações do aprendizado da criança de educação infantil. A pesquisa será bibliográfica, pois o estudo pauta-se nos exames e analises sobre as literaturas que abrangem o tema discutido, compreendendo sobre suportes teóricos e constituindo assim, um parecer e ideologia capaz de considerar a avaliação como um dos mais necessários instrumentos no processo de aprendizagem da criança nessa fase. Palavras-Chave: Professor. Criança. Aprendizagem. Avaliação Infantil. Educação Infantil.