Tendo em vista que o ensino de Geografia deve proporcionar uma análise significativa da realidade, devendo se colocar de forma propositiva aos aspectos da sociedade ao qual está inserido, o seguinte trabalho apresenta uma reflexão sobre a visão que discentes de uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental apresentam acerca da região Nordeste, numa perspectiva de levá-los a entender a dinâmica e a riqueza da região, tendo em vista que, sobre o Nordeste, o que se pensa é a difícil convivência, principalmente por conta da escassez hídrica, e das inúmeras limitações que lhes são apresentadas. Diante do exposto, a pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande/PB, através do Subprojeto de Geografia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à Universidade Estadual da Paraíba - UEPB -, tendo como objetivo explorar as potencialidades do ensino de Geografia, relatando as experiências e refletindo sobre a visão apresentada pelos alunos acerca da região Nordeste, utilizando como metodologia o tipo de pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa, onde a implementação do projeto ocorreu seguindo o conteúdo da grade curricular, na perspectiva de estudo da categoria geográfica lugar, utilizando diferentes recursos didáticos e, como atividade de culminância, a aula de campo. Enfim, a interação, a participação e o entusiasmo dos estudantes no que veio a ser executado, levou a perceber que atividades simples, porém, se bem planejadas, podem agregar bastante conhecimento tanto para ao alunado, quanto os profissionais da educação.