Em busca de refletir sobre as atividades lúdicas e ações da educação psicomotora como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e do letramento como também seus desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem com qualidade nesse processo, o presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a psicomotricidade no processo de alfabetização e letramento, e também busca perceber essa prática como crucial para a formação integral dos estudantes. Soares (2003), Haetinger (2005), Cavazzoti (2009) e Alves (2012) nos auxiliam no entendimento sobre a temática abordada. A alfabetização pode ser considerada como o ensinar dos códigos alfabéticos e letrar é familiarizar o sujeito com os diversos usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização e o letramento são práticas indissociáveis, resultantes das relações humanas, sendo práticas fundamentais que ultrapassam o período escolar, e seguem presentes em toda a vida do sujeito. A psicomotricidade tem como instrumento de estudo a criança enquanto um ser global, valorizando e trabalhando o corpo e a mente no desenvolvimento de um trabalho prática e real. Através das atividades psicomotoras os estudantes podem apropriar-se de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociabilidade auxiliando em seu processo de formação integral. Para tentar diminuir as dificuldades de aprendizagem os educadores devem organizar tarefas e situações para os estudantes com fins de oportunizar situações problemas para que eles consigam vencer esses problemas, auxiliando no processo de alfabetização e letramento. Sendo a psicomotricidade uma ferramenta de grande valor na formação dos sujeitos, pois, associa a linguagem e o corpo/movimento, permitindo aos indivíduos a capacidade de disseminarem seus pensamentos, socializar-se e a trocar experiências na atuação de forma verbal e gestual no mundo. Cabendo a família, escola e comunidade em geral, com seus recursos, estimular o desenvolvimento das crianças de forma prazerosa, por meio da educação psicomotora, dos jogos e das brincadeiras.