Através do presente trabalho pretendemos mostrar a importância das oficinas temáticas como proposições metodológicas para a construção do processo de ensino e aprendizagem em Geografia,que se constitui uma das atividades realizadas durante a disciplina de Orientação em Estágio Supervisionado em Geografia I. O estágio se apresenta como uma das etapas mais importantes na licenciatura, pois é nesse momento onde muitos licenciandos tem um primeiro contato com o ambiente escolar, e principalmente com a sala de aula, já adquirindo grande experiência para o seu futuro enquanto profissional da educação. Nesse contexto, as oficinas temáticas surgem como instrumentos que visam auxiliar os estagiários na realização da sua prática. Assim, para a realização deste trabalho foi realizado um momento de planejamento em sala de aula no 5º período do curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, Campus Maria Eliza de Albuquerque Maria-CAMEAM, e em seguida houve a realização de uma oficina temática intitulada “Pluralidade Cultural” desenvolvida na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, na turma do 8º ano II, contribuindo de forma significativa para o conhecimento e a formação dos estagiários. As oficinas temáticas se apresentam como uma proposição metodológica de grande relevância para o ensino de Geografia, haja vista a necessidade de uma prática docente que estimule o aluno ser sujeito ativo na construção de uma aprendizagem mais qualitativa e dinâmica.