Esse trabalho foi realizado na Escola Estadual Moreira Dias pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, inserida no projeto de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, situada na cidade de Mossoró – RN com o objetivo de aplicar o cinema como ferramenta didática no ensino da Química, para ajudar na compreensão do método científico, com a participação de alunos do segundo ano do ensino médio. O ensino tradicional vem sendo questionado como não mais eficaz nos últimos anos, devido ao avanço das tecnologias e as diversas maneiras de comunicação, modificando inteiramente a forma com que os alunos se atualizam, sendo assim a aula produzida sistematicamente através de aula teórica, decoração de textos e formulas, contando como prioridade a avaliação através do que o aluno conseguiu reproduzir ao invés de priorizar como o aluno conseguiu acumular o conhecimento de fato. Em decorrência disso vários professores vêm recorrendo a diversas ferramentas didáticas para facilitar e melhorar a maneira como o aluno recebe o conhecimento, optando para uma forma mais visual e interativa. Uma ferramenta bastante utilizada hoje são os filmes em sala de aula, pois o filme pode tratar do assunto de uma forma mais interativa e assim aproximar os alunos e facilitar a aplicabilidade de vários temas. E assim pode-se criar uma ponte onde liga de forma contextualizada o saber teórico e o saber experimental, ou seja, o visual. Com isso o filme ao ser usado de maneira com que o professor consiga interligar o assunto visto em sala de aula com o que o filme mostra. A aplicação do filme “O céu de outubro” (1999) serviu como ferramenta didática para ajudar a compreensão do método científico.