O artigo em epígrafe aborda sobre a temática: Análise da concepção e perfil do gestor educacional com base nos princípios da democracia, participação e autonomia. Para realizar este estudo, traçamos como problema de pesquisa: Quais as concepções que revelam o perfil da Gestão Educacional com autonomia, democracia e participação? Em resposta a essa questão, elaboramos os seguintes objetivos, geral: analisar as concepções sobre gestão educacional, desvelando o perfil de gestão, tendo como parâmetro os princípios da democracia e autonomia; e os específicos: identificar as concepções sobre gestão educacional; conhecer o perfil dos Ex-Secretários Municipais de Educação do leste maranhense, tendo como parâmetro os princípios da autonomia, democracia e participação em gestão; identificar fatores que indicam a negação de políticas públicas voltadas para a efetivação da gestão educacional tendo como principais instrumentos de pesquisa: o questionário com perguntas de múltiplas escolhas e um roteiro semiestruturado de entrevista após consentimento dos sujeitos da pesquisa. Assim ressignificar a gestão da educação é compreendê-la a partir das determinações hodiernas de uma realidade planetária que exige a formação de um novo homem, portanto de uma nova educação pautada na construção democrática de uma sociedade solidária.