Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BREVE ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DA EJATEC: OS DESAFIOS DE UM FAZER DOCENETE

Palavra-chaves: ALUNO DA EJA, MATERIAL DIDÁTICO, EJATEC, ANÁLISE Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20448 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2804 "inscrito_id" => 3882 "titulo" => "BREVE ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DA EJATEC: OS DESAFIOS DE UM FAZER DOCENETE" "resumo" => "Nossa experiência e envolvimento com a educação nos últimos anos, tem despertado o interesse para o material didático a ser trabalhado com os alunos. Aos poucos, vamos percebendo os avanços que temos, mas principalmente as lacunas que os mesmos têm deixando quando o assunto é Educação de Jovens e Adultos. Se por um lado, o governo reconhece esse público com potencial enquanto número estatístico para educação, por outro, não o leva a sério, tendo em vista que não segue o que se estabelece na LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, uma educação adequada às necessidades dos alunos. O que se cria são projetos, a exemplo do EJATEC, que medeiam educação básica a curso profissionalizante, porém não levam em conta o público específico e suas reais necessidades. Assim, que material utilizar para que este aluno sinta-se preparado? A proposta de nosso artigo é analisar alguns capítulos do material didático disponível para os alunos, tecendo algumas reflexões sobre os mesmos.Nossa experiência e envolvimento com a educação nos últimos anos, tem despertado o interesse para o material didático a ser trabalhado com os alunos. Aos poucos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALUNO DA EJA, MATERIAL DIDÁTICO, EJATEC, ANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID3882_17082016180828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISLANY CAETANO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANY CAETANO" "autor_email" => "ISLANYDESOUZA@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20448 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2804 "inscrito_id" => 3882 "titulo" => "BREVE ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DA EJATEC: OS DESAFIOS DE UM FAZER DOCENETE" "resumo" => "Nossa experiência e envolvimento com a educação nos últimos anos, tem despertado o interesse para o material didático a ser trabalhado com os alunos. Aos poucos, vamos percebendo os avanços que temos, mas principalmente as lacunas que os mesmos têm deixando quando o assunto é Educação de Jovens e Adultos. Se por um lado, o governo reconhece esse público com potencial enquanto número estatístico para educação, por outro, não o leva a sério, tendo em vista que não segue o que se estabelece na LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, uma educação adequada às necessidades dos alunos. O que se cria são projetos, a exemplo do EJATEC, que medeiam educação básica a curso profissionalizante, porém não levam em conta o público específico e suas reais necessidades. Assim, que material utilizar para que este aluno sinta-se preparado? A proposta de nosso artigo é analisar alguns capítulos do material didático disponível para os alunos, tecendo algumas reflexões sobre os mesmos.Nossa experiência e envolvimento com a educação nos últimos anos, tem despertado o interesse para o material didático a ser trabalhado com os alunos. Aos poucos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ALUNO DA EJA, MATERIAL DIDÁTICO, EJATEC, ANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID3882_17082016180828.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISLANY CAETANO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ISLANY CAETANO" "autor_email" => "ISLANYDESOUZA@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nossa experiência e envolvimento com a educação nos últimos anos, tem despertado o interesse para o material didático a ser trabalhado com os alunos. Aos poucos, vamos percebendo os avanços que temos, mas principalmente as lacunas que os mesmos têm deixando quando o assunto é Educação de Jovens e Adultos. Se por um lado, o governo reconhece esse público com potencial enquanto número estatístico para educação, por outro, não o leva a sério, tendo em vista que não segue o que se estabelece na LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, uma educação adequada às necessidades dos alunos. O que se cria são projetos, a exemplo do EJATEC, que medeiam educação básica a curso profissionalizante, porém não levam em conta o público específico e suas reais necessidades. Assim, que material utilizar para que este aluno sinta-se preparado? A proposta de nosso artigo é analisar alguns capítulos do material didático disponível para os alunos, tecendo algumas reflexões sobre os mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.