Este trabalho relata os primeiros resultados vivenciados em um projeto de extensão desenvolvido com alunos e professores no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba sobre a construção e avaliação de unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para trabalhar conteúdos de Química. O objetivo é relatar as experiências discutidas no âmbito do projeto de extensão com os licenciandos, descrevendo a produção das unidades de ensino construídas no período de 2014-2016 no âmbito do curso de Licenciatura em Química da UEPB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, serão analisadas as produções das unidades didáticas desenvolvidas pelos alunos, como também as experiências e troca de saberes ao longo do processo formativo. Os resultados destas ações têm oportunizado os estudantes aprender a construir as unidades didáticas para o Ensino de Química a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira. Neste sentido, os estudantes desenvolveram cerca de 6 unidades didáticas para diversos conteúdos de Química do Ensino Médio, o que poderá contribuir para melhorar as aulas de Química na Educação Básica.