Nos últimos anos verifica-se que é crescente a demanda pela participação da comunidade na escola pública, especialmente após o período de governos militares no Brasil. A pesquisa baseia-se nos aspectos legais que prevê a participação pública e vem ganhando destaque nas discussões nas escolas contemporâneas por ser considerado um meio essencial de se promover a democratização do setor público educacional. Juntamente com essas discussões, novas aspirações despertam inovações participativas que veem preenchendo o espaço escolar. Com o intuito de preparar o Diretor Escolar, considerado a liderança principal da escola pública , pretende-se mostrar as possibilidades que os envolvidos no processo de desenvolvimento da gestão democrática, assumem, e algumas possíveis orientações que possa auxiliar as formas de lidar com as situações conflituosas na relação entre o papel do Diretor Escolar , a gestão democrática e a comunidade escolar. Ao finalizar a pesquisa, conta com uma condição que favorável a formação continuada dos profissionais, sendo a melhor estratégia para o desenvolvimento da performance do Diretor Escolar, que muitas vezes saíram de suas salas de aula como professores e passam a exercer este outro papel de liderança sem o devido preparo para melhor a qualidade da escola pública