Dedicado ao estudo dos ambientes de aprendizagem, buscamos compreender como os profissionais da educação podem trabalhar as múltiplas realidades presentes nos ambientes educacionais e como atuar para alcançar os objetivos propostos pela sociedade atual. As diversas mudanças tecnológicas, econômicas e socias do século XXI estimulam novas organizações dentro do espaço de convívio escolar em resposta a demanda da sociedade e os ambientes de aprendizagem se tornam responsáveis por uma nova estruturação da sociedade como um todo, pois precisamos em nível individual e coletivo buscar uma reforma do pensamento para que assim possamos dar conta da problemática que nos envolve. Este estudo se debruçou a uma pesquisa documental, através de livros e artigos de autores como Morin, (2006) Humberto Maturana (2008) e Maria Cândida Moraes (2010). Abordaremos questões de tempo, espaço, relatividade e particularidades encontradas em sala, que levam ao professor a tarefa de tornar a sala de aula em uma expressão de convivência com capacidade de transformação a todo momento, e dessa forma proporcionar a mudança do antigo paradigma de um sistema burocrático e cansativo. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientadas pela Professora Doutora Stella Gaspar (UFPB/CE/DFE). Podemos observar, ao longo das pesquisas bibliográficas, inúmeras contribuições que os novos paradigmas proporcionaram, pois, ao compreender a complexidade de um ambiente é possível utilizar suas particularidades como pontos de partida para obtermos um melhor desenvolvimento de todos os envolvidos nos ambientes de aprendizagem sejam eles, docentes, discentes e funcionários.