Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO

Palavra-chaves: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, NOVOS PARADIGMAS Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20200
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2978
    "inscrito_id" => 12299
    "titulo" => "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "Dedicado ao estudo dos ambientes de aprendizagem, buscamos compreender como os profissionais da educação podem trabalhar as múltiplas realidades presentes nos ambientes educacionais e como atuar para alcançar os objetivos propostos pela sociedade atual. As diversas mudanças tecnológicas, econômicas e socias do século XXI estimulam novas organizações dentro do espaço de convívio escolar em resposta a demanda da sociedade e os ambientes de aprendizagem se tornam responsáveis por uma nova estruturação da sociedade como um todo, pois precisamos em nível individual e coletivo buscar uma reforma do pensamento para que assim possamos dar conta da problemática que nos envolve. Este estudo se debruçou a uma pesquisa documental, através de livros e artigos  de autores como Morin, (2006) Humberto Maturana (2008) e Maria Cândida Moraes (2010). Abordaremos questões de tempo, espaço, relatividade e particularidades encontradas em sala, que levam ao professor a tarefa de tornar a sala de aula em uma expressão de convivência com capacidade de transformação a todo momento, e dessa forma proporcionar a mudança do antigo paradigma de um sistema burocrático e cansativo. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientadas pela Professora Doutora Stella Gaspar (UFPB/CE/DFE). Podemos observar, ao longo das pesquisas bibliográficas, inúmeras contribuições que os novos paradigmas proporcionaram, pois, ao compreender a complexidade de um ambiente é possível utilizar suas particularidades como pontos de partida para obtermos um melhor desenvolvimento de todos os envolvidos nos ambientes de aprendizagem sejam eles, docentes, discentes e funcionários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, NOVOS PARADIGMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12299_17082016205848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA FELIX ROCCO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FELIX"
    "autor_email" => "lele.rocco17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20200
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2978
    "inscrito_id" => 12299
    "titulo" => "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "Dedicado ao estudo dos ambientes de aprendizagem, buscamos compreender como os profissionais da educação podem trabalhar as múltiplas realidades presentes nos ambientes educacionais e como atuar para alcançar os objetivos propostos pela sociedade atual. As diversas mudanças tecnológicas, econômicas e socias do século XXI estimulam novas organizações dentro do espaço de convívio escolar em resposta a demanda da sociedade e os ambientes de aprendizagem se tornam responsáveis por uma nova estruturação da sociedade como um todo, pois precisamos em nível individual e coletivo buscar uma reforma do pensamento para que assim possamos dar conta da problemática que nos envolve. Este estudo se debruçou a uma pesquisa documental, através de livros e artigos  de autores como Morin, (2006) Humberto Maturana (2008) e Maria Cândida Moraes (2010). Abordaremos questões de tempo, espaço, relatividade e particularidades encontradas em sala, que levam ao professor a tarefa de tornar a sala de aula em uma expressão de convivência com capacidade de transformação a todo momento, e dessa forma proporcionar a mudança do antigo paradigma de um sistema burocrático e cansativo. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientadas pela Professora Doutora Stella Gaspar (UFPB/CE/DFE). Podemos observar, ao longo das pesquisas bibliográficas, inúmeras contribuições que os novos paradigmas proporcionaram, pois, ao compreender a complexidade de um ambiente é possível utilizar suas particularidades como pontos de partida para obtermos um melhor desenvolvimento de todos os envolvidos nos ambientes de aprendizagem sejam eles, docentes, discentes e funcionários."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AMBIENTES DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, NOVOS PARADIGMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12299_17082016205848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA FELIX ROCCO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA FELIX"
    "autor_email" => "lele.rocco17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Dedicado ao estudo dos ambientes de aprendizagem, buscamos compreender como os profissionais da educação podem trabalhar as múltiplas realidades presentes nos ambientes educacionais e como atuar para alcançar os objetivos propostos pela sociedade atual. As diversas mudanças tecnológicas, econômicas e socias do século XXI estimulam novas organizações dentro do espaço de convívio escolar em resposta a demanda da sociedade e os ambientes de aprendizagem se tornam responsáveis por uma nova estruturação da sociedade como um todo, pois precisamos em nível individual e coletivo buscar uma reforma do pensamento para que assim possamos dar conta da problemática que nos envolve. Este estudo se debruçou a uma pesquisa documental, através de livros e artigos de autores como Morin, (2006) Humberto Maturana (2008) e Maria Cândida Moraes (2010). Abordaremos questões de tempo, espaço, relatividade e particularidades encontradas em sala, que levam ao professor a tarefa de tornar a sala de aula em uma expressão de convivência com capacidade de transformação a todo momento, e dessa forma proporcionar a mudança do antigo paradigma de um sistema burocrático e cansativo. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, orientadas pela Professora Doutora Stella Gaspar (UFPB/CE/DFE). Podemos observar, ao longo das pesquisas bibliográficas, inúmeras contribuições que os novos paradigmas proporcionaram, pois, ao compreender a complexidade de um ambiente é possível utilizar suas particularidades como pontos de partida para obtermos um melhor desenvolvimento de todos os envolvidos nos ambientes de aprendizagem sejam eles, docentes, discentes e funcionários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.