O trabalho subsistiu através da pesquisa, leituras e análises de vários documentos da Escola de Ensino Médio Liceu de Iguatu (CE) Dr. José Gondim, pretendendo comentar a experiência de inclusão bem sucedida na referida escola com a abordagem qualitativa descritiva e usando ás técnicas de análise documental. Com todo o enfoque legislativo nos últimos anos em construir escolas inclusivas, muito se tem debatido sobre esse novo sistema educacional e diversas escolas tem vivenciado a prática dessa experiência inclusiva de forma exitosa. Perante isso, esse estudo alcunhado “A Experiência de Inclusão dos alunos com deficiência na escola Liceu de Iguatu (CE): construção de uma escola para todos” tem como objetivo central expor a experiência inclusiva dos alunos com deficiência na escola Liceu de Iguatu (CE), apresentando os avanços da escola e dos alunos como o processo de acolhida e continuidade da educação especial na perspectiva inclusiva e as diversas questões escolares das pessoas com deficiência. A escola obteve um percurso inclusivo com desafios nunca vivenciados no seu interior, contudo toda a comunidade se compromissou com o melhor para os colegiais e buscaram materializar a inclusão das pessoas com deficiência trazendo, mudanças arquitetônicas e atitudinais, novas metodologias de ensino conforma a especificidade de cada educando proporcionando condições de aprendizagem e igualdade na educação. O trabalho da escola apresentou conquistas imensas para a formação de cidadãos conscientes e na busca da emancipação das pessoas com deficiência