Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – DISCUTINDO A ESCRITA NUMÉRICA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO, ESCRITA DE NÚMEROS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21732
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3289
    "inscrito_id" => 12249
    "titulo" => "O SISTEMA DE NUMERAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – DISCUTINDO A ESCRITA NUMÉRICA"
    "resumo" => "Alfabetizar na perspectiva de letramento é favorecer para que o sujeito seja autônomo, reflexivo e crítico, contribuindo para mudanças sociais. Neste trabalho, o objetivo foi analisar a compreensão do sistema de sistema de numeração por crianças do Ciclo da Alfabetização de uma escola pública no município de João Pessoa. Utilizamos como fontes teóricas de Moreno (2006), Hormaza (2005), Zunino (1995) e Carraher (2008). Com uma metodologia de abordagem qualitativa, aplicamos diferentes atividades envolvendo os conceitos do sistema de numeração. Dentre estas atividades, duas serão discutidas e analisadas: o ditado de números que possibilitou a escrita de números até quatro algarismos, aplicada em turmas do 1º ao 3º ano, e a atividade do Castelo que explorou a compreensão sobre a sequência numérica, em turmas do 3º ano.  Constatamos que aprender o sistema de numeração é algo complexo que exige um longo caminho a ser percorrido pelas crianças e atividades pedagógicas pensadas e direcionadas pelos professores. Os dados dessa pesquisa revelaram dificuldades das crianças em compreenderem a escrita numérica, principalmente quanto ao o seu valor posicional e a sua ordem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO, ESCRITA DE NÚMEROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12249_18082016194426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALINE CABRAL ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "THALINE CABRAL"
    "autor_email" => "thalinecabralarruda@yahoo"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21732
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3289
    "inscrito_id" => 12249
    "titulo" => "O SISTEMA DE NUMERAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO – DISCUTINDO A ESCRITA NUMÉRICA"
    "resumo" => "Alfabetizar na perspectiva de letramento é favorecer para que o sujeito seja autônomo, reflexivo e crítico, contribuindo para mudanças sociais. Neste trabalho, o objetivo foi analisar a compreensão do sistema de sistema de numeração por crianças do Ciclo da Alfabetização de uma escola pública no município de João Pessoa. Utilizamos como fontes teóricas de Moreno (2006), Hormaza (2005), Zunino (1995) e Carraher (2008). Com uma metodologia de abordagem qualitativa, aplicamos diferentes atividades envolvendo os conceitos do sistema de numeração. Dentre estas atividades, duas serão discutidas e analisadas: o ditado de números que possibilitou a escrita de números até quatro algarismos, aplicada em turmas do 1º ao 3º ano, e a atividade do Castelo que explorou a compreensão sobre a sequência numérica, em turmas do 3º ano.  Constatamos que aprender o sistema de numeração é algo complexo que exige um longo caminho a ser percorrido pelas crianças e atividades pedagógicas pensadas e direcionadas pelos professores. Os dados dessa pesquisa revelaram dificuldades das crianças em compreenderem a escrita numérica, principalmente quanto ao o seu valor posicional e a sua ordem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO, ESCRITA DE NÚMEROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID12249_18082016194426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALINE CABRAL ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "THALINE CABRAL"
    "autor_email" => "thalinecabralarruda@yahoo"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Alfabetizar na perspectiva de letramento é favorecer para que o sujeito seja autônomo, reflexivo e crítico, contribuindo para mudanças sociais. Neste trabalho, o objetivo foi analisar a compreensão do sistema de sistema de numeração por crianças do Ciclo da Alfabetização de uma escola pública no município de João Pessoa. Utilizamos como fontes teóricas de Moreno (2006), Hormaza (2005), Zunino (1995) e Carraher (2008). Com uma metodologia de abordagem qualitativa, aplicamos diferentes atividades envolvendo os conceitos do sistema de numeração. Dentre estas atividades, duas serão discutidas e analisadas: o ditado de números que possibilitou a escrita de números até quatro algarismos, aplicada em turmas do 1º ao 3º ano, e a atividade do Castelo que explorou a compreensão sobre a sequência numérica, em turmas do 3º ano. Constatamos que aprender o sistema de numeração é algo complexo que exige um longo caminho a ser percorrido pelas crianças e atividades pedagógicas pensadas e direcionadas pelos professores. Os dados dessa pesquisa revelaram dificuldades das crianças em compreenderem a escrita numérica, principalmente quanto ao o seu valor posicional e a sua ordem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.