No artigo a seguir iremos abordar o ensino da adição e subtração no 3° ano do ensino fundamental, anos iniciais, e teremos como objetivo geral relacionar como os professores do 3° ano do ensino fundamental vêm trabalhando a adição e subtração na sala de aula nos anos iniciais, apresentando a importância do ensino da adição e subtração, verificando as dificuldades no ensino da adição e subtração e identificando os recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Falaremos sobre a origem da Matemática e da adição e subtração, nosso objeto de estudo. Para que este artigo fosse produzido, fizemos a aplicação de um Questionário aberto contendo cinco questões a serem respondidas pelos entrevistados, dois professores de Escola Pública da Cidade de Sousa e Cajazeiras, onde o mesmo serviu de base para o nosso aprofundamento sobre o tema em questão, dialogamos com alguns autores para a construção do referente artigo, sendo que utilizamos para a entrevista um questionário contendo cinco questões que serão descritas e analisadas ao longo do artigo. A pesquisa foi realizada nos dias dois (02) e vinte e três (23) de dezembro de 2014 no turno da tarde. Por meio da aplicação do questionário ficamos sabendo como o ensino da adição e subtração vem sendo trabalhado no 3° ano do ensino fundamental anos iniciais e como os professores veem as suas metodologias utilizadas para a exposição do mesmo. Desta forma encontramos a necessidade dos docentes desenvolver as práticas pedagógica diferenciada e inovada no ensino de adição e subtração no contexto educacional.