O artigo em questão aborda em linhas gerais, a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial e continuada de professores e sua relação com a realidade social atual, na qual a Educação necessita atender novas demandas e encontra novos desafios a serem enfrentados. Questiona-se sob esta ótica, como tal relação pode refletir no processo ensino-aprendizagem dos alunos ao longo do seu processo de construção do conhecimento. Com a presença cada vez mais constante das tecnologias no dia a dia, torna-se extremamente importante que a escola busque meios de inserir tais aspectos em suas práticas educacionais, tornar o ambiente escolar um local de competição entre o ensino e a inserção da tecnologia tem se mostrado uma ação ineficiente, promovendo inúmeros problemas ao processo educacional e na sua relação entre o que é ensinado na escola e o que é praticado no dia a dia. este artigo Delineia também alguns aspectos que tangem a participação do docente na Sociedade da Informação, em simbiose com as TICs, como construtor de conhecimentos que podem e também devem ser utilizados em ambientes educacionais, afim de aumentar a eficácia das metodologias empreendidas no processo de ensino e aprendizagem que necessariamente se encontram em constante aprimoramento.