A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20050 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1239 "inscrito_id" => 10613 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Resumo: O presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia ‘cinema’ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero ‘biografia’ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático ‘cinema’, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia ‘cinema’ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, neste segundo momento (na especialização) onde aprofundamos a reflexão sobre o material empírico, demonstraram que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CINEMA, LETRAMENTO LITERÁRIO, JANE AUSTEN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID10613_14082016122753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO MARCULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "LUCIANO LEAL" "autor_email" => "luciano-leal@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB - PROLING" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20050 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1239 "inscrito_id" => 10613 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRAFIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "Resumo: O presente estudo, fruto do aprofundamento do trabalho de pesquisa realizado na graduação, (re) investigou o processo de letramento literário mediado pela mídia ‘cinema’ nas aulas de língua inglesa e, como tal, partiu das seguintes questões-problema: i) Qual a contribuição do cinema para a promoção da leitura, a discussão de textos literários e para a reflexão e o desenvolvimento da escrita reflexiva do/a aluno/a? ii) Como ocorreu o processo de letramento literário, nas aulas de Língua Inglesa, em uma escola pública?; iii) Qual a concepção que os/as estudantes revelam sobre o gênero ‘biografia’ produzido nas aulas? Para responder a essas questões, desenvolvemos uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa, que examinou o processo de letramento literário e a produção das biografias de duas estudantes de língua inglesa, mediado pelo instrumento didático ‘cinema’, tomando como base a vida e a obra da escritora inglesa Jane Austen. Nesse sentido, identificamos um plano geral, os tipos de discurso e os temas que compõem as biografias produzidas pelas alunas; caracterizamos as três dimensões - conteúdo, forma e função - presentes nas biografias elaboradas por elas para, enfim, podermos perceber a eficácia do trabalho com a mídia ‘cinema’ nas salas de aula de Língua Inglesa, no Ensino Fundamental II. No que concerne ao aparato teórico, ancoramo-nos em Bronckart (1999), Napolitano (2009), Schneuwly e Dolz (1991), entre outros/as. Os resultados da pesquisa, neste segundo momento (na especialização) onde aprofundamos a reflexão sobre o material empírico, demonstraram que o cinema, como ferramenta metodológica, foi uma escolha acertada que potencializou a obtenção dos resultados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "CINEMA, LETRAMENTO LITERÁRIO, JANE AUSTEN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID10613_14082016122753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCIANO MARCULINO LEAL" "autor_nome_curto" => "LUCIANO LEAL" "autor_email" => "luciano-leal@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB - PROLING" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }