Embora seja inerente à natureza humana a capacidade de estabelecer relações interpessoais muitas vezes essas relações podem ocorrer de maneira inadequada e gerar sofrimento pela falta de habilidade de alguns indivíduos em se relacionar de modo saudável. Pois o fato ser algo intrínseco à natureza humana não implica em estar pronto, é necessário desenvolver essa capacidade no âmbito social. O conceito de habilidades sociais vem conquistando cada vez mais espaço como possibilidade de contraposição à violência entre escolares. A necessidade de um bom desenvolvimento dessas habilidades se dá em todas as fases da vida, porém na infância onde as crianças estão em idade escolar esse treino pode contribuir para evitar possíveis dificuldades comportamentais e na prevenção ao fenômeno bullying na vida escolar, minimizando os prejuízos que podem resultar do contato das crianças com a prática ou a vitimização que pode acarretar dificuldades até à vida adulta; a relevância deste trabalho consiste em trabalhar esses temas no âmbito escolar com foco na prevenção. O presente estudo configura-se uma pesquisa bibliográfica utilizando a analise de conteúdo dos marcos teóricos para a sua fundamentação e tem como objetivo ressaltar a importância do treino de habilidades sociais sugerindo atividades para no ambiente escolar.