A PESQUISA AÇÃO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA OS ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20008 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2610 "inscrito_id" => 12153 "titulo" => "A PESQUISA AÇÃO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA OS ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "A pesquisa ação contribui para articular e ampliar os problemas da prática social e as necessidades dos sujeitos como constituição de objeto e problemas de estudos, pautados nas necessidades concretas da realidade estudada. Tivemos como objetivo, compreender o ciclo de pesquisa ação e a análise categorial por temática como procedimentos metodológicos para a constituição de pesquisas no campo da educação e da educação física sobre formação de professores. Metodologicamente, tomamos as seguintes categorias de análise: ciclo de pesquisa ação e análise categorial por temática. Consideramos que os procedimentos metodológicos e as experiências no campo empírico foram caracterizados no ciclo de pesquisa ação, momento em que aponta a descrição cuidadosa e detalhada das representações sociais e culturais dos sujeitos para a mudança da ação, no qual parte do planejar, agir, monitorar e o avaliar os resultados da ação. A análise categorial por temática constituiu o detalhamento dos procedimentos e as possibilidade de ampliar o olhar sobre a ação investigada e sobre a mudança na prática. Nesse momento, a compreensão e a identificação das unidades de contexto e de registro intensificam a explicação sobre os dados encontrados na pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PESQUISA-AÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12153_17082016130038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGUINALDO CESAR SURDI" "autor_nome_curto" => "AGUINALDO SURDI" "autor_email" => "aguinaldosurdi@yahoo.com." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20008 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2610 "inscrito_id" => 12153 "titulo" => "A PESQUISA AÇÃO COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA OS ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "resumo" => "A pesquisa ação contribui para articular e ampliar os problemas da prática social e as necessidades dos sujeitos como constituição de objeto e problemas de estudos, pautados nas necessidades concretas da realidade estudada. Tivemos como objetivo, compreender o ciclo de pesquisa ação e a análise categorial por temática como procedimentos metodológicos para a constituição de pesquisas no campo da educação e da educação física sobre formação de professores. Metodologicamente, tomamos as seguintes categorias de análise: ciclo de pesquisa ação e análise categorial por temática. Consideramos que os procedimentos metodológicos e as experiências no campo empírico foram caracterizados no ciclo de pesquisa ação, momento em que aponta a descrição cuidadosa e detalhada das representações sociais e culturais dos sujeitos para a mudança da ação, no qual parte do planejar, agir, monitorar e o avaliar os resultados da ação. A análise categorial por temática constituiu o detalhamento dos procedimentos e as possibilidade de ampliar o olhar sobre a ação investigada e sobre a mudança na prática. Nesse momento, a compreensão e a identificação das unidades de contexto e de registro intensificam a explicação sobre os dados encontrados na pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PESQUISA-AÇÃO, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID12153_17082016130038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGUINALDO CESAR SURDI" "autor_nome_curto" => "AGUINALDO SURDI" "autor_email" => "aguinaldosurdi@yahoo.com." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }