A pesquisa ação contribui para articular e ampliar os problemas da prática social e as necessidades dos sujeitos como constituição de objeto e problemas de estudos, pautados nas necessidades concretas da realidade estudada. Tivemos como objetivo, compreender o ciclo de pesquisa ação e a análise categorial por temática como procedimentos metodológicos para a constituição de pesquisas no campo da educação e da educação física sobre formação de professores. Metodologicamente, tomamos as seguintes categorias de análise: ciclo de pesquisa ação e análise categorial por temática. Consideramos que os procedimentos metodológicos e as experiências no campo empírico foram caracterizados no ciclo de pesquisa ação, momento em que aponta a descrição cuidadosa e detalhada das representações sociais e culturais dos sujeitos para a mudança da ação, no qual parte do planejar, agir, monitorar e o avaliar os resultados da ação. A análise categorial por temática constituiu o detalhamento dos procedimentos e as possibilidade de ampliar o olhar sobre a ação investigada e sobre a mudança na prática. Nesse momento, a compreensão e a identificação das unidades de contexto e de registro intensificam a explicação sobre os dados encontrados na pesquisa.