Trata-se de um estudo cuja motivação iniciou nas discussões teóricas realizadas durante a Disciplina A Pesquisa Sócio-histórica em Educação, pertencente à grade curricular do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Dentre as atividades desenvolvidas durante a referida disciplina, coletamos depoimento de uma pessoa cuja educação escolar iniciou na década de sessenta, no campo, no interior cearense. É sobre este depoimento que nos debruçaremos, articulando-o com o conceito de História entrelaçado com a Memória. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever e discutir o desenvolvimento escolar ao longo da infância e da juventude de uma pessoa. Com isso, visamos desencadear discussões em torno do delineamento da educação no campo. Servimo-nos da pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico. Como procedimento metodológico: entrevista. Como principal conclusão, verificamos o quão diferente está à educação no campo antes e agora, quer dizer, uma transformação paradigmática – embora ainda em luta pela melhoria da educação no campo. Acreditamos que a partir deste estudo iniciamos a construção de uma história. Embora necessite de mais elementos. O que deixa uma perspectiva positiva para ampliação deste estudo.