Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTAGONISTAS DE SUA HISTÓRIA: A ARTE COMO EXPERIÊNCIA PARA JOVENS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Palavra-chaves: ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, VIVÊNCIAS, ARTE, ARTE Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa Sol de Primavera – UEPB é um projeto que juntamente com o CREAS busca através do tratamento comunitário possibilitar aos jovens que se encontram em medidas socioeducativas, alternativas para sua reabilitação social, a partir de diversos tipos de oficinas e saberes. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Artigo 103, essa medidas preveem ações educativas e pedagógicas e não se configuram com um caráter punitivo, mas formativo para reeducação do jovem que se encontram em situações de risco. Dentre as diversas oficinas presente no programa, neste relato, discutiremos a experiência vivenciada na oficina de artes, tendo em vista o recurso artístico como um elemento socioeducativo e proporcionador de um ambiente de transformação e protagonismo dos jovens que se encontram em liberdade assistida (LA), fazendo uso tanto de jogos teatrais, quanto da abordagem triangular que consiste no modelo ler/contextualizar/fazer artístico para a produção de um videoclipe de rap. A experiência foi realizada com um grupo de cerca de 16 (dezesseis) jovens na faixa etária entre 14 (catorze) a 19 (dezenove) anos de ambos os sexos, no espaço da SAB – Sociedade de Amigos do Bairro Santa Rosa, em Campina Grande-PB, no período de agosto à novembro de 2015, em 12 (doze) encontros de 2 (duas) horas cada. Inicialmente ao aplicarmos o planejamento observamos uma postura passiva e desinteressada dos jovens pelos estímulos levados a sala, contudo, no decorrer do processo notamos uma maior adesão as propostas assim como o desenvolvimento de um sentido de grupo mais presente, levando-os a participarem mais ativamente da criação/produção do videoclipe e no processo conseguirem discutir sua própria realidade através da arte.

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